Jornal metropolitano de Maringá

20151008

Chuva castiga nove bairros de Santa Maria - RS


Mais de 300 famílias ficaram ilhadas. Bombeiros e Defesa Civil resgatam moradores de barco. Nas localidades de Mata, Santiago, Dilermando e Itaára também são atingidos.



A forte chuva que voltou a cair em Santa Maria RS, deixa pelo menos 305 famílias ilhadas dentro de casa devido aos alagamentos provocados pelo excesso de água. Moradores de nove bairros da cidade são atingidos. Os moradores que não conseguiram sair de casa permanecem no interior de suas residências ou aguardam o resgate em cima do telhado. A defesa civil Municipal e Estadual está em alerta percorrendo os pontos deflagrados desde a meia-noite. O Corpo de Bombeiros utiliza barcos para auxiliar na remoção dos atingidos.
Os bairros mais afetados são o Km3, onde três casas foram arrastadas pelas águas do Rio Vacacaí Mirim e 12 famílias tiveram de ser alojadas na Igreja Missionária; e no Passo das Tropas, onde a água atinge a cintura dos moradores. Praticamente todas as ruas estão tomadas pela água até a cintura. A Defesa Civil recomenda os moradores que não tentem sair de casa. A ordem é permanecer nas casas aguardando resgate, pois há risco da água atingir a fiação da rede de distribuição de energia elétrica.
No Bairro Campestre o CTG Poncho Branco desabou em cima de residências e não há informações de feridos. Na Rua Ana Nery o vestiário dos visitantes do Estádio Presidente Vargas também desbou. Estragos também no Estádio dos Eucaliptos, do Riograndense. Um muro que fica na Rua Mariazinha Domingues, que dá acesso à praça esportiva, desabou nos fundos da residência nº 1. 
Na Rua Virgilio Lorenzi, no Bairro Lorenzi, cerca de oito famílias estão com as casas alagadas. A inundação surgiu por conta do aumento do nível da água do Arroio Cadena, que fica próximo o local.
Em Arroio Grande, no 4º Distrito, os moradores estão abandonando as residências, devido a alagamentos em decorrência do aumento do nível da água do Rio Arroio Grande. Segundo moradores, choveu cerca de 140mm da meia noite até as 8h30min desta quinta-feira. 
Só nessa madrugada foram 90 milímetros de chuva em Santa Maria. A precipitação acumula 220 milímetros em 24 horas.
Os bairros atingidos e atendidos pelos Bombeiros e Defesa Civil em Santa Maria são:
- Tomazetti, Camobi, Chácara das Flores, Urlândia, Passo das Tropas, Km3- Patronato, Jardim Berleze, Campestre.
 Nos municípios da região atingidos e aulas suspensas em dois municípios
Um Itaara o grande volume de chuva veio acompanhado de uma tempestade de granizo, que destelhou várias residências. As pedras tinha o tamanho de uma bola de tênis.  Alagamentos também foram registrados em Dilermando de Aguiar. Nos dois municípios as aulas foram suspensas.
Fonte: Arazão – Foto: clima tempo