Jornal metropolitano de Maringá

20150504

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (4) o Paraná inicia mais uma campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde. Cerca de 2,9 milhões de paranaenses terão direito à vacina, que estará disponível em todas as 2,5 mil unidades de saúde do Estado até o dia 22 de maio. 

Nesta edição, mantêm-se os grupos prioritários da campanha realizada em 2014. Serão imunizados gratuitamente idosos (+60 anos), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com pós-parto de até 45 dias), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e trabalhadores ou detentos do sistema prisional. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a recomendação é que as pessoas que têm direito à vacina procurem a unidade de saúde mais próxima já no início da campanha. “Após a aplicação, a vacina demora, em média, 15 dias para fazer o efeito. Por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será a eficácia da vacina neste período em que as temperaturas já estão mais baixas”, alertou. 

Para o Paraná, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo da campanha. Mas objetivo do Estado é atingir uma taxa que varia entre 95% e 98%. “A vacina contra a gripe é extremamente segura e eficaz. Ela tem impacto direto na redução do número de internamentos e mortes pela doença no Estado, pois é indicada para aqueles grupos que apresentam maior risco de agravamento do quadro clínico”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas. 

Assim como nos anos anteriores, a composição da vacina foi planejada para conceder proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, ela é administrada em uma única dose. Já para crianças são duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. Seu uso é contraindicado para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. 

DIA D - Segundo o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, no dia 9 de maio (sábado) postos de vacinação de todo Estado estarão abertos para promover um grande mutirão de vacinação. “É o Dia D da campanha. Com isso, vamos chamar a atenção da população e permitir que pessoas que não podem comparecer a uma unidade de saúde durante a semana possam se vacinar no sábado”, afirmou. 

ORIENTAÇÃO - O Governo do Estado manifestou inúmeras vezes, junto ao Ministério da Saúde, a intenção de antecipar o início da campanha no Paraná, sob o argumento que as condições climáticas da região favorecem que a doença circule com mais intensidade já a partir de março. Contudo, o pedido não foi acatado pelo governo federal, responsável pela aquisição e distribuição das doses. 

Diante disso, a Secretaria da Saúde reforça a necessidade da população lembrar sempre das medidas de prevenção da doença. Atualmente, a melhor forma de se proteger da gripe é praticar hábitos saudáveis, como manter os ambientes bem arejados e higienizar as mãos, sempre que possível. 

Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. “Não se automedique. Procure atendimento de saúde e só utilize o medicamento indicado. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e pode ser retirado a partir da apresentação da receita médica”, explica Eliane Chomatas. 

CASOS - Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que o Paraná registrou 227 casos e 16 mortes por gripe em 2014. Ao final das investigações, a Secretaria identificou que do total de mortes, dez pacientes tinham direito à vacina, mas não foram imunizados. A maior parte das mortes estava relacionada a pacientes com doenças crônicas pré-existentes que podem ter contribuído para a morte. 

Neste ano, o Estado já contabiliza três casos de gripe e uma morte. Trata-se de uma mulher de 67 anos, moradora da região de Foz do Iguaçu, não vacinada e que tinha pneumopatia e cardiopatia. 

Os números dizem respeito às amostras positivas coletadas em pacientes atendidos nas 50 unidades sentinelas do Estado, o que inclui unidades de saúde e hospitais de pequeno e grande porte de 18 cidades paranaenses. 

Veja os documentos exigidos para se vacinar contra a gripe: 

Crianças (seis meses a um quatro, 11 meses e 29 dias): carteira de vacinação, registro de nascimento ou carteira de identidade. 

Idosos (acima de 60 anos): carteira de identidade. 

Grávidas: carteira da gestante. 

Mulheres até 45 dias após o parto: carteira da gestante e documento do bebê. 

Doentes crônicos: poderão se vacinar nas unidades de saúde e nas unidades volantes, desde que estejam com a prescrição médica. Preferencialmente, os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos onde realizam o tratamento. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica e se dirigirem a outro posto. 

Profissionais de saúde: serão vacinados nos hospitais ou unidades onde atuam, ou ainda nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha. 

Indígenas: serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

Trabalhadores ou detentos do sistema prisional: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios. 
Fonte: ANPr  - Foto: Divulgação