Jornal metropolitano de Maringá

20150323

Paraná lança campanha para ampliar taxa de cura da tuberculose

A Secretaria Estadual da Saúde lança Nesta terça-feira (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Uma Campanha educativa voltada Pará Profissionais de Saúde e População em Geral.




  Peças COM em Diferentes Formatos, Como Cartaz, leque, marcador de página e postagens Pará redes sociais, a Campanha Chama a Atenção Para o Diretor sintoma de alerta da tuberculose .: Uma tosse POR Três Semanas UO Mais O Evento soro Dos 14 horas no Hospital da Lapa São Sebastião - Rodovia BR 476 - Km 194 -. Colônia Virmond 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, a intenção E Lembrar Que a tuberculose E UMA Doença sepultura e Que o Diagnóstico Tardio PODE Levar à morte. "PODEMOS Nao deixar Que a tuberculose SEJA esquecida, POR ISSO TEMOS que reforçar a detecção precoce de Casos com o Apoio das Equipes das unidades de saúde e Serviços de emergência. Um circula Doença AINDA NÃO Estado ee Responsável POR Mais de 300 mortes anualmente", Disse.  

O Paraná registra em Média 2,5 mil Casos Novos de tuberculose de Todos os ano. Deste numero, 75% das Pessoas São curadas apos O Tratamento, mas este índice AINDA ESTÁ longe do ideal. A Recomendação da Organização Mundial da Saúde e Que a taxa de cura Chegue hum No Mínimo de 85% do total de registrados de de Casos Novos.  

De um a Acordo com o Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ampliar a taxa de cura Significa também Recolher o numéro de mortes causadas Pela Doença. "O Tratamento da tuberculose dura SEIS meses e, par o Paciente Ficar Curado, NÃO PODE Ser interrompido. Por ISSO, E Importante Que Profissionais de Saúde e População entendam a Gravidade da Doença", explicou. DEPOIS de 15 dias Tomando o Medicamento corretamente a Pessoa infectada NÃO transmite Mais uma tuberculose.  

O Diagnóstico da tuberculose E Feito POR Meio de Exames (baciloscopia e cultura Pará BAAR) gratuitamente disponível na Rede pública de saúde. Por ISSO, se a Pessoa apresentar tosse POR 21 dias OU MAIS, UM Orientação E Que ELA Adquirir Uma Unidade de Saúde Mais Próxima de Sua Casa e alerte a Equipe Sobre o sintoma.  

Em Grupos Específicos, Crianças Como, Idosos, institucionalizadas PESSOAS, População Privada de Liberdade, moradores em Situação de Rua, Indígenas e População Vivendo com HIV / Aids, a Sor redobrada Atenção DEVE. . Para o Público este, 14 dias de tosse Já e Um Sinal de alarme Pará tuberculose  

TRATAMENTO - Caso a Doença SEJA detectada nsa Exames da Unidade de Saúde, o Paciente E encaminhado imediatamente Pará Iniciar o Tratamento. Ele Consiste na Administração diaria de Uma Série de Medicamentos Que PODEM Curar Completamente Uma Doença APOS SEIS meses de Tratamento.  

A Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Betina Gabardo Alcântara, Afirma Que o Tratamento Exige o Compromisso do Paciente em Tomar OS Medicamentos Todos Os Dias, nos Horários Recomendados. "Se o Tratamento Pará interrompido ou Não Diariamente Realizado, o bacilo causador da Doença PODE Ficar Mais resistente AOS Medicamentos e Período de Acompanhamento PODE se estender ATÉ Dois anos", ressaltou.  

No Paraná, 72 pacientes com tuberculose% DOS São submetidos Ao Tratamento diretamente observado (TDO), Uma Estratégia Que melhora OS índices de cura da Doença e reduz a chances de abandono do Tratamento. Nesta Modalidade, Todos Os Dias hum Profissional de saúde OBSERVA a Administração dos Medicamentos, criando hum Vínculo e aumentando o Acolhimento do Paciente.  

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que 8% DOS PACIENTES do Paraná AINDA deixam de Tomar OS Medicamentos Durante o Tratamento. A meta e Fazer Com que este índice Fique Pelo Menos Abaixo de 5%.  

A continuidade do Tratamento TAMBÉM OS protege Familiares e Demais PESSOAS Que convivem com o Paciente com tuberculose. O Risco de Infecção Paragrafo OS chamados contatos de e grande, visto Que a Pessoa ESTÁ exposta diretamente à Transmissão Vivendo com hum Doente sem Tratamento.  

TRANSMISSÃO - Na maioria dos Casos, a tuberculose E transmitida POR Vias Aéreas. A Infecção ocorre a Partir da inalação de gotículas contaminadas expelidas Pela tosse, Fala UO Espirro de uma pessoa Doente. Arejados A Prevenção se Dá Pela Manutenção dos Ambientes de sempre, com boa Ventilação, Além Do Tratamento Adequado da Pessoa com tuberculose. Principais OS síntomas São febre Ao final, do Dia, tosse, Fraqueza, cansaço e Perda de peso. 

Fonte: ANPR - Foto: Divulgação