Jornal metropolitano de Maringá

20150323

Paraná irá revitalizar o Rio Iguaçu, diz Cida em evento do Dia Mundial da Água

A vice-governadora Cida Borghetti-Participou Nesta segunda-feira (23), em Curitiba, fazer Simpósio Sobre o Dia Mundial da Água e falou sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelo Governo estadual do Paraná para revitalizar o Rio Iguaçu.



 "Vamos nos unir Trechos TAMBÉM OS Pará salvar ameaçados não Nosso rio Mais emblemático. E o Compromisso that TEMOS, Como Governo e sociedade, com Futuras Gerações como ", afirmou um vice-governadora na Abertura do Evento, Que Acontece no Campus da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep).  

Especialistas, Empresários e Políticos brasileiros e Representantes da Organização das Nações Unidas debatem Ações Para enfrentar a crise da Água Pela qua atravessa algumas regions fazer país. Cida Borghetti Disse Que o Paraná TEM Uma Situação positiva de SEUS reservatórios, em relaçao a Estados Outros, Mas que ISSO NÃO PODE Ser Motivo de comodidade. "Somos um Estado Muito dela dependente do recurso hídrico, principalmente Pela Condição da Nossa agricultura. PODEMOS NAO Nunca nsa acomodar e that this crise nsa Sirva de alerta ", afirmou. 
PARTICIPAÇÃO - O Projeto de revitalização do Iguaçu Conta com a Participação de VÁRIAS áreas do Governo, Como Sanepar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Orgão vinculados eA Copel. No momento uma fase E de Elaboração do Projeto e Propostas de ações, that DEPOIS Serao discutidas com Todos Os Segmentos Sociais POR Meio dos Comitês de Bacias. Hoje, o Paraná Conta com 12 Comitês, Dois DELES no Rio Iguaçu, Onde also foi iniciada, de forma pioneira, a cobrança cabelo OSU da Água.  

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, afirmou that o Projeto Para O Rio Iguaçu vai priorizar a revitalização de Trechos Mais urbanizados, Que São Os Mais ameaçados. "Estamos seguros de that este Projeto Não É Para UM OU Dois governos, mas hum Protejo da Sociedade, that exigirá o Compromisso of this e dos Próximos governantes, com hum arranjo institucional Que garanta SUA continuidade", Disse Soavinski.  

Uma das ETAPAS Mais Importante fazer Projeto SERA O Envolvimento dos municípios, CRP Onde a Intervenção ambiental Acontece. Serao envolvidos AINDA Universidades, Organizações NÃO Governamentais, ambientalistas e Setores Usuários de Recursos Hídricos Como Indústria e agricultura.  

SANEAMENTO - No Evento, o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, fez palestra a Respeito da importancia da Gestão da Agua para o saneamento básico.

ELE Segundo, a Empresa vai Investir em Obras e Tecnologia. "Mas, principalmente, em Preservação das Nascentes e dos mananciais. Vamos garantir Qualidade da Água para o Futuro ". O presidente destacou Que existem muitos Projetos de Proteção Ambiental. ". Tenho o Compromisso de colocar em Prática muitos dos Projetos that TEMOS, principalmente aqueles voltados à Preservação do Rio Iguaçu"

Simpósio - O Evento E Organizado Pela Paraná Metrologia, com o Apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Copel, Sanepar, Itaipu Binacional, Tecpar e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Águas Paraná, Fundação Roberto Marinho.  

Entre OS palestrantes ESTÁ o Representante da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO), Alan Bojanic; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowic; o Deputado Federal e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, Júlio Lopes; o superintendente de Gestão de Energia da Copasa, Paulo Roberto Cherem de Souza; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Água (ANA), Sérgio Ayrimoraes.  

Como Palestras abordam Ações Estratégicas e Aplicações de Tecnologias em temas Como OS Cenários hídricos Atual e futuro dos Grandes Centros, Legislação, Políticas Públicas, Soluções concretas PARA O Desperdício, Os Conflitos Entre OS OS Usuários de Água da Agricultura, Indústria e Cidadãos Comuns e between Estados.  

Fonte: ANPR - Foto:  Pedro Ribas / ANPR