Jornal metropolitano de Maringá

20150127

Tragédia boate KISS em Santa Maria completou dois anos hoje terça-feira (27).

Foto: Arq. Regional

Sobreviventes, familiares e amigos das vítimas do incêndio na boate Kiss realizam uma vigília na noite desta segunda-feira (26) em frente ao prédio onde funcionava a casa noturna, para lembrar os dois anos da tragédia, que resultou na morte de 242 pessoas.
Entenda a tragédia:
O incêndio na boate Kiss, ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia matou 242 pessoas, sendo a maioria por asfixia, e deixou mais de 630 feridos. O fogo teve início durante uma apresentação da banda Gurizada Fandangueiro e se espalhou rapidamente pela casa noturna.
O local tinha capacidade para 691 pessoas, mas a suspeita é que mais de 800 estivessem no interior do estabelecimento. Os principais fatores que contribuíram para a tragédia, segundo a polícia, foram: o material empregado para isolamento acústico, o uso de sinalizador em ambiente fechado, saída única, indício de superlotação, falhas no extintor e exaustão de ar inadequada.


O processo:
A tragédia na boate Kiss, completou dois anos nesta terça-feira (27) sem que ninguém tenha sido condenado pelo incêndio que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. O principal processo em andamento é o que trata dos homicídios, segue sem previsão de julgamento, mas pode ter etapas importantes em 2015. Entre elas uma possível reconstituição dentro da casa noturna e os depoimentos dos quatro acusados.

Cansados os parentes das vítimas do incêndio da boate Kiss pedem ajuda internacional

Após dois anos do incêndio da boate Kiss, parentes das vítimas decidiram pedir ajuda ao Tribunal Penal Internacional para que seja feita justiça.
As famílias querem que o Tribunal Penal Internacional acompanhe de perto o trabalho da Justiça brasileira.
Em uma carta, assinada pela Associação dos Familiares das Vítimas, os parentes pedem que a entidade verifique se a Prefeitura e o Ministério Público de Santa Maria têm participação na tragédia que matou 242 pessoas em 2013. 

Familiares, amigos e sobreviventes fizeram homenagens em tom de protesto, pedindo mais uma Vez que justiça seja feita em memória das 242 vitimas.