Jornal metropolitano de Maringá

20140313

Serie programa mais médico – Entrevista

O programa “Mais Médicos” é um programa lançado em 2013, pelo Governo Dilma para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa pretende levar 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais.


A "importação" de médicos de outros países sempre foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria e de estudantes de medicina. Hoje isso já é realidade aqui na região, onde varias cidades já contam com esses profissionais. O REGIONAL finaliza a serie MAIS MÉDICOS, entrevistando Dr. Ney Teixeira também lotado em Mandaguari que conta como foi chegar até aqui e qual suas expectativas no Brasil seu país natal. 

Primeiro um pouco sobre você:
@express – Qual seu nome e sua cidade natal?
Mais médicos –  Ney Muriel Rezende Teixeira - Mineiros - Goiás
@express – O senhor é médico brasileiro, formado no exterior, pode comentar sobre isso?
Mais médicos -  Sou Brasileiro, natural de Mineiros – Goiás, me graduei em Medicina Pela Faculdade de Medicina da Universidade de Cádiz – Espanha a nove anos, Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – Portugal.
@express – Como ficou sabendo do programa Mais Médicos?
Mais médicos – Através de notícias divulgadas pelo Ministério da Saúde.
@express – Porque Mandaguari foi escolha sua?
Mais médicos É uma cidade prospera, se encontra perto de grandes centros como Maringá e Londrina, com o encanto e tranquilidade de uma cidade pequena.  
@express – Você veio com a família?
Mais médicos - Sim
@express – A cidade tem superado suas expectativas, em que?
Mais médicos –  Sim, pela simpatia da população e acolhimento.
@express – No exterior, quanto tempo trabalhou na área?
Mais médicos – Desde que me formei em 2005 exerço a profissão, com experiencia em Atenção Básica, Serviço de Urgência e Medicina do Trabalho.
@express – O cotidiano aqui em Mandaguari difere em que da cidade em que trabalhou no exterior, como sua família tem se adaptado a essa nova vida?
Mais médicos – Sim é diferente, mas sou brasileiro e retornar ao Brasil é ótimo. Volto com conhecimentos e experiencia assimiladas no exterior nos países que morei e atuei como médico (Espanha e Portugal), com isso acredito que possa colaborar e ajudar a melhorar a saúde de nosso País.


     Um pouco sobre o programa:    
@express – O programa na qual você trabalha destina a maior parte da remuneração ao governo de Cuba (no caso dos cubanos), ficando apenas com uma pequena parcela para o médico, no seu caso (brasileiro nato) isso ocorre de que forma, poderia comentar?
Mais médicos -  O programa Mais Médicos tem regras definidas  por Lei,  no meu caso, entro como médico intercambista e as remunerações são as que estão prevista nesta lei. No caso dos colegas Cubanos, são provenientes da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros,não tenho conhecimento da sua remuneração.
@express – O cenário encontrado (estrutura de trabalho) superou suas expectativas? Qual seu comentário sobre isso?
Mais médicos Na Europa a infraestrutura é bastante qualificada. Aqui no Brasil a estrutura de trabalho deve melhorar, mas desde do dia em que comecei a trabalhar, existe muita boa vontade e empenho por parte dos profissionais de Mandaguari em requalificar a infraestrutura. Também existe programas de melhoria na qualidade da Atenção Básica do Governo Federal (PMAQ) que estamos participando.
@express – Ainda sobre o tema, existe alguma diferença no sistema de atendimento de saúde nosso e o do país em que trabalhou?
Mais médicos – O sistema de saúde dos países divergem em alguns pontos, no Brasil o SUS é universal e gratuito, nos países que atuei o sistemas de saúde são comparticipados entre o estado e o usuário.  
@express – O tipo de atendimento que faz aqui tem o mesmo padrão do executado onde trabalhou no exterior, poderia comentar sobre o assunto?
Mais médicos – Sim, trabalho com o mesmo padrão e empenho que trabalhava no exterior. Aplicando todos os meus conhecimentos e técnicas para melhorar a saúde dos doentes que atendo.
@express – Como tem sido a recepção da comunidade em relação a você e seu atendimento?
Mais médicos – Magnifica.
@express – Qual a maior dificuldade em relação a seu trabalho desenvolvido na UBS em que trabalha?
Mais médicos – A infraestrutura, mas como disse anteriormente estão em melhoria.
@express – Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade a qual agora esta inserido?
Mais médicos Desejo a todos de minha comunidade muita SAÚDE e que possa continuar ajudando a todos chegar a esse desejo.