Jornal metropolitano de Maringá

20131107

Campanha educativa do Paraná ganha Prêmio Profissionais do Ano


O filme Trote, produzido pela Secretaria da Comunicação Social para alertar a população de que ligações telefônicas para a Polícia Militar com falsas denúncias são consideradas crime, foi o vencedor nacional na categoria Institucional do prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo.

É a primeira vez que o Governo do Estado ganha uma disputa nacional tão relevante. A peça paranaense concorreu com outros 118 anunciantes de todo o País. O anúncio dos vencedores do 35º Profissionais do Ano foi na noite de terça-feira (5), em São Paulo.

Criado em 1978, o Profissionais do Ano é principal prêmio da publicidade brasileira. Três categorias nacionais são premiadas anualmente: campanha, mercado e institucional.

“O Profissionais do Ano é uma conquista importante, que reconhece um trabalho sério e criativo feito pelo Governo do Paraná para levar informação relevante à população, com campanhas educativas e informativas”, afirma o secretário de Estado da Comunicação Social, Marcelo Cattani.

ROTEIRO - Produzido pela Master Roma Waiteman, o filme mostra cidadãos comuns atendendo a um telefônico público. Do outro lado da linha, uma mulher, desesperada, pede ajuda, dizendo que sua casa está sendo invadida. Ao saber que os apelos são brincadeira – na verdade, ela estava com medo de ratos, que entraram na casa – os cidadãos se mostram revoltados. 


A intenção do filme é revelar como um trote telefônico pode atrapalhar o trabalho da polícia em casos de emergência. No Paraná, uma lei foi aprovada em 2012 para punir com multa quem passar trotes para as polícias Civil e Militar, Guardas Municipais, Corpo de Bombeiros e para os serviços de resgate médico.

Em 2013, o prêmio Profissionais do Ano recebeu 923 inscrições, com 1.161 comerciais concorrentes. De acordo com Gilberto Leifert, diretor de relações com o mercado da Rede Globo, o prêmio chega a edição de número 35 realizando aquilo que se propôs desde a concepção: valorizar o talento e o trabalho criativo.

Para Leifert, o que chamou a atenção neste ano foi a escolha por ideias simples e de baixo custo de produção. "Aumentou o número de trabalhos inscritos que prezam pela simplicidade e qualidade das ideias", diz.

CATEGORIA - A categoria institucional é direcionada aos comerciais ou campanhas de propaganda de causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública. O anúncio precisa ser desprovido de intuitos econômicos e não pode conter apelo de compra ou consumo.

O júri que elege os vencedores é composto por 13 pessoas, incluindo representantes de agências e outras instituições da indústria da comunicação.

Para concorrer, o comercial precisa ter sido veiculado pela primeira vez - em âmbito local, regional ou nacional - nas emissoras componentes da Rede Globo entre abril de 2012 e março de 2013.
Trote – Ficha técnica

Cliente: Governo do Paraná

Agência: Master Roma Waiteman

Direção de criação: Flávio Waiteman e Victor Afonso

Criação: Thiago Gabardo e Rafael Guth 

Direção: Luan Voigt

Produtora e pós-produção: Artelux Produções

Produtora de som: Jamute

Aprovação: Marcelo Cattani

Fonte: ANPr