Jornal metropolitano de Maringá

20131105

Frutas, legumes e verduras serão rastreados para fiscalização do uso de agrotóxicos

Foto: MDA
Pesquisa divulgada na semana passada mostrou que 29% dos alimentos pesquisados em 2012 e 36% em 2011 tinham irregularidades em relação ao uso de agrotóxicos. Em função desse cenário, foi criado um grupo de trabalho para discutir formas de rastrear a distribuição de frutas, legumes e verduras em todo o País.
 
A medida tem por objetivo definir normas que possibilitem a realização de um mapeamento dos produtores destes alimentos para facilitar a fiscalização do uso de agrotóxicos. A meta do grupo é implementar ações e estratégias que garantam a rotulagem e a rastreabilidade de produtos de origem vegetal in natura dispostos para o consumo humano em toda a cadeia de distribuição e comercialização.

  
O Grupo de Trabalho sobre Rastreabilidade – criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – é composto por representantes do órgão e de Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais. Além disso, poderão ser convidados especialistas e representantes de outras instituições para colaborarem com o trabalho.
Fonte: CNM