Jornal metropolitano de Maringá

20131017

Horário de verão começa à zero hora de domingo

Relógio Solar

O horário de verão começa à zero hora do próximo domingo (20) e se estende ate o dia 16 de fevereiro de 2014, nas regiões sul, sudeste e centro oeste, além do distrito federal. Onde os relógios deverão ser adiantados 1 hora, deixando o domingo mais curto com apenas 23 horas de duração. A operação inversa que vai marcar o final do horário de verão será realizada à zero hora do dia 16 de fevereiro de 2014.
A principal razão de sua implantação é o sistema elétrico que pode sofrer uma sobrecarga, sua adoção permitiu uma folga nas condições de operação de usinas, linhas e subestações, no período critico do dia, entre 18h e á 21h. Essa condição se dá pelo descompasso no comportamento das curvas de demanda máxima das diversas categorias de usuários, momento que o pico de consumo residencial coincide com o acendimento do sistema de iluminação publica aumento significativamente a demanda por energia, evitando a sobrecarga do sistema.
Evitando a necessidade da entrada de operação das usinas termoelétricas, impactando o meio ambiente devido á queima de combustível fóssil para geração emergencial de energia. Em termos numéricos, a redução da demanda máxima na ponta do sistema operado pela Copel é estimada em 5% - ou cerca de 220 megawatts, potência equivalente á demanda máxima da área metropolitana de Ponta Grossa.
Histórico – O horário de verão será adotado no país pela 39º vez e pela 29º consecutiva. Sua história começou na década de 30, por determinação do presidente Getulio Vargas. Onde durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: 1932, 49, 52, 63, 65 e 67. Depois de muito tempo esquecido, ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney, passando a ser adotado anualmente.
Em 2008, o decreto 6.558 estabelece regras duradouras para sua aplicação, bem como a área de abrangência e época para inicio e término. Assim, ficou determinado que sua aplicação se desse nos estados do sul, sudeste, centro oeste e distrito federal, com início sempre no terceiro domingo de outubro e encerrando no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Fonte: Dados Copel