Jornal metropolitano de Maringá

20131018

Com verão chuvoso está descartado risco de blecaute, antecipa o Operador do Sistema Elétrico

Foto: ABr
Previsão de chuva para o verão brasileiro, autoridade federal descarta o risco de blecaute por excesso de demanda. A previsão é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que espera uma economia de 4,6% no consumo de energia no pico, o equivalente a R$ 400 milhões, durante os 120 dias em que vigorar o horário de verão, que começa à 0h do próximo domingo, 20.
Um sinal positivo é que as indicações meteorológicas são favoráveis, diferentemente do ano passado, quando o período úmido atrasou muito. Este ano o clima no país começou a dar sinal das frentes frias passando pelas principais bacias do sistema. Elas estão se concentrando mais ao norte da Região Sul, onde estão as principais bacias, como a do Rio Iguaçu, e indo para a Região Sudeste, pegando até a cabeceira do Rio São Francisco.
O ONS ressaltou que está sendo registrado um aumento de temperatura no Atlântico Sul, o que faz as frentes subirem mais rapidamente. As frentes não param no Sul, indo para as bacias que têm mais capacidade de armazenar água, no Sudeste.

Com a garantia de chuva nos reservatórios das hidrelétricas, haverá redução na utilização das termelétricas, o que afasta a possibilidade de aumento na conta de luz do consumidor final, por conta dos encargos cobrados quando o sistema usa muito a energia térmica.
O aumento de carga para este ano deverá ficar em 4%, em comparação ao ano anterior, que havia registrado crescimento de 4,2%, valores sempre acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Isso ocorre em razão do crescente consumo dos brasileiros de produtos elétricos e eletrônicos, incluindo aparelhos de ar condicionado, especialmente utilizados nos picos de calor do verão.
Horário de verão
Vilão para alguns e mocinho para outros, começa neste domingo, 20, à zero hora, o horário de verão.  A mudança será adotada nos Municípios do Rio Grande do Sul,  Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Os moradores dessas localidades devem adiantar seus relógios em uma hora. A mudança no horário só deve terminar à zero hora do dia 16 de fevereiro. O Estado da Bahia novamente não fará parte do programa este ano.
Fonte: CNM