Jornal metropolitano de Maringá

20130823

Paraná vai detectar talentos esportivos pelo genoma

Foto: Antônio Costa\ ANPr
 
A Secretaria de Estado do Esporte lança nesta sexta-feira (23) do Projeto “DNA Olímpico”, que irá detectar jovens talentos a partir de investigação genômica. O projeto irá contribuir com o desenvolvimento do esporte e é inédito no Brasil, o que dá ao Paraná posição de destaque no cenário esportivo nacional.

“O DNA Olímpico é uma inovação do Governo do Estado, que valoriza o esportista paranaense e que dá ao Paraná condições de contar com grandes nomes do esporte brasileiro no futuro”, disse o secretário estadual do Esporte, Evandro Roman.

O Projeto DNA Olímpico é gerido dentro da Secretaria de Estado do Esporte pelo Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE). O diretor do Instituto, Antônio Carlos Dourado, explicou que o projeto é inédito no setor público estadual brasileiro.


O projeto consiste na criação de um banco de dados biológicos que possibilita o estudo do DNA e a partir disso a identificação das aptidões dos atletas. “Com isso podemos direcioná-los para treinamento especifico de acordo com as suas características genéticas. É uma inovação de pesquisa genética desenvolvida nos países de primeiro mundo”.

O lançamento será no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, às 9 horas. Também participam o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

No lançamento o professor João Bosco Pesquero, da Universidade Federal de São Paulo, fará palestra sobre “Atletas do Futuro”, e o professor Rodrigo Gonçalves Dias, da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo, apresentará o tema “Performance Atlética Humana na era genômica”.

Fonte: ANPr