Jornal metropolitano de Maringá

20130729

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MANDAGUARI



Amanhã (30), a partir das 8h acontece a Conferência Municipal  de Assistência Social no Centro de Convenções, o tema é  “ Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.  A conferência tem como  objetivo discutir soluções e  inovações para a gestão de políticas públicas ligadas a área da Assistência Social.
A secretária de Assistência Social Vâine Michelan Batista, explica que com base na avaliação local, conferência objetiva analisar, propor e deliberar as diretrizes, para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  Ela ainda lembra, que o programa Bolsa Família surgiu de uma dessas conferência, hoje foi proposto para discussão e tornou-se uma das políticas públicas brasileira de maior alcance social.
A secretaria destaca a importância da participação popular, para que juntos possam discutir pontos estratégicos, e que contemple a realidade local. Ela ainda afirma que são através das conferências municipais, que se podem diagnosticar problemas sociais, discutir soluções e gerar políticas públicas que os contemple de forma efetiva.
Esse ano a conferência irá discutir assuntos, como a gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS e Gestão do SUAS – vigilância, entre outros que serão abordados por profissionais da área e amplamente discutidos,  e aberto para a participação popular.
A diretora da Assistência Social Gisele Munhoz, informa que a programação inicia às 8h com o credenciamento e entrega do material aos participantes, às 8h30 apresentação cultural,  às 9h solenidade de abertura, às 9h30 Leitura e Aprovação do Regimento e às 10h Apresentação da Rede Socioassistencial.
No período da tarde, às 13h, haverá outra apresentação cultural, seguida da Conferência Magna, às 14h45 após o intervalo, terá a formação dos grupos, para discussão dos eixos temáticos proposto pela conferência.  Já às 15h30 a Plenária Final – Aprovação das Propostas, às 16h10 a eleição e referendo dos delegados para a X Conferência Regional de Assistência Social, às 16h30 eleição e referendo da nova composição do Conselho Municipal Assistência Social (CMAS), 16h 45 a Avaliação e encerramento dos trabalhos, e às 17h Encerramento.

Fonte: Ass. Com. de Mandaguari