Jornal metropolitano de Maringá

20130731

Campanha convoca população para se imunizar contra a hepatite e fazer testes

Foto: ABr

No dia 2 de agosto, uma doença que mata por ano 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo é lembrada: a hepatite. Por isso, no Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, as pessoas são convidadas a buscarem nas Secretarias de Saúde dos Municípios as informações sobre onde são feitos os testes e as imunizações.
A vacina contra o tipo B da hepatite é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo o público apto a receber a vacina gratuitamente foi ampliado, passou de 29 para 49 anos.
Testes para detectar as formas B e C também são feitas nos postos e hospitais públicos. Uma campanha ocorre nesta semana e tem como objetivo promover 170 mil testes até a sexta-feira, dia 2.

A DOENÇA: A hepatite é uma doença viral transmissível e tem cinco principais tipos: A, B, C, D e E. Ela atinge o fígado e pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns remédios, pelo consumo de álcool e por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Entre os sintomas está o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, entre outros.
O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, 800 mil pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite B e 1,5 milhão de pessoas pela hepatite C. Neste país, os tipos mais comuns são A, B e C. A vacina contra a hepatite A é oferecida nos centros de Referência de Imunobiológicos Especiais. Não há vacina contra a hepatite C.
Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Brasil