Jornal metropolitano de Maringá

20130115

Governo garante realização dos Jogos Mundiais X Games em Foz do Iguaçu





O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (14), no Palácio Iguaçu, um protocolo de intenções que garante a realização de três etapas dos jogos mundiais X Games no Paraná. Neste ano, a competição será realizada entre 18 e 21 abril de 2013, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado. A cidade também receberá a disputa em 2014 e 2015.

O evento, organizado pela rede norte-americana de televisão ESPN e pelo canal Disney XD, é considerado o terceiro maior evento esportivo mundial e o maior de esportes radicais. em Foz do Iguaçu. No Brasil, o evento é promovido pela Brunoro Sport Business (BSB) - empresa especializada na área de negócios do esporte.

“A realização de um evento deste porte é uma oportunidade de apresentar o Estado do Paraná para o mundo. Uma importante conquista que se traduzirá na movimentação da economia, serviços e da geração de renda e empregos para toda a região”, afirmou o governador.

De acordo com o presidente da comissão organizadora local do X Games, Marcelo Dória, a estimativa dos organizadores é que o evento alcance quase 800 milhões de pessoas de 180 países. Ele atribuiu a escolha por Foz pela posição inovadora do Governo do Estado em garantir a realização do evento, deslocando a realização do eixo Rio-São Paulo. “Foz reúne todas as condições naturais que atende as modalidades e as competições”, disse.

Foz do Iguaçu disputou a fase final com cidades como Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago, Rio de Janeiro, entre outras. A seleção da sede iniciou em julho de 2011 com a participação de 40 cidades de 21 países. “Foz do Iguaçu já tem a tradição, cultura e hospitalidade dos moradores em bem receber turistas”, afirmou o governador. “Estes jogos são uma oportunidade para reforçar a divulgação dos atrativos turísticos de todo o Paraná”.

GRUPO – Richa também formalizou a criação de um grupo de trabalho do governo estadual, envolvendo as secretarias de Esporte, Assuntos Estratégicos, Assuntos da Copa 2014, Segurança Pública e Casa Civil, para apoiar a execução das três edições do evento. “O grupo desenvolverá uma série de atividades que garantam a realização do evento nos aspectos de segurança pública, infraestrutura e serviços”, informou o secretário de Estado de Esportes, Evandro Rogério Roman.

As polícias Civil e Militar, que darão apoio à segurança do evento, vão garantir tranquilidade a todos os participantes. “Vamos nos dedicar a que este evento mundial ocorra da forma mais tranquila possível”, declarou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.

O comandante-geral da Polícia Militar em exercício, coronel Cesar Alberto Souza, ressalta que a corporação vai assegurar a preservação da ordem pública durante a realização dos jogos, pois está habituada a trabalhar com policiamento turístico. “A iniciativa do governo Beto Richa em criar o Batalhão de Polícia de Fronteira garante um efetivo especializado para ampliar a segurança em Foz e região”, disse.

X-GAMES - O X Games é um evento de esporte anual que foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Na edição de verão, os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes categorias: Moto, Rally, Skate e Bike BMX, que reúne 15 categorias. As modalidades de inverno são disputadas na neve. Os jogos são considerados atualmente a Olimpíada de Esportes Radicais.

Acompanharam o evento os secretários Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos), Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa); o subchefe da Casa Civil, Guto Silva; o deputado federal Ratinho Júnior; secretários municipais de Foz do Iguaçu; e o presidente da Federação de Skate do Paraná, Adalto Elias Pereira.

Fonte: AEN