Jornal metropolitano de Maringá

20190307

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - ENTREVISTA DA VICE-PREFEITA DE MARIALVA.

ANTONIETA BELINATTI - VIDE-PREFEITA - MARIALVA




Tradicionalmente o Regional faz sua homenagem ao dia internacional da mulher, entrevistando uma personalidade da região. Em 2019, tivemos a oportunidade de conversar com ANTONIETA BELINATI, ícone politico social de Marialva e Região.

A vice-prefeita de Marialva falou sobre o dia internacional da mulher, celebrado neste dia 8 de Março. Mulher simples filha de pioneiros, muito emotiva, sincera e serena. Se emocionando ao falar da família, dos amigos e do seu trabalho, afinal se levarmos em conta o tempo de professora são 43 anos dedicados ao município. Desses 24 como parlamentar com 6 mandatos, sendo 4 como presidente do legislativo. Em seu segundo mandato como vice-prefeita Antonieta desde sua adolescência contribui com a comunidade Mari alvense.
Antonieta se destaca a desde sua adolescência, participando ativamente da comunidade marialvense com sua contribuição humana e social. Professora de psicologia foi uma das fundadoras da escola Parigot de Souza sendo diretora por 13 anos. Afirmou que entrou para politica por sugestão da família e dos amigos, pois o trabalho social que já desenvolvia como diretora de escola o capacitava para a carreira politica. “Durante todos esses anos não foi fácil conciliar o trabalho com o lar e a família com as responsabilidades do trabalho, mas minha família sempre foi meu santuário que me fortalece e da à energia necessária para seguir em frente. Nossa agenda diária é muito extensa e não podemos nos esquecer da família, que é à base de tudo.”. Completa.
O dia 8 de março foi definido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional da Mulher. O que torna essa data especial para as mulheres, em sua opinião?
ANTONIETA: Em primeiro lugar quero agradecer a vocês do Regional à oportunidade de me dirigir ao povo de Marialva e região. Vejo, hoje, o dia oito de Março como um momento de reflexão sobre os avanços que a mulheres tem obtido com essa conquista que, em minha opinião, tem sido grande. Entendo que já obtivemos muitas vitórias, especialmente na área dos direitos políticos. Entretanto, há ainda muito a ser feito para que a mulher receba de fato, maior valorização e respeito. Infelizmente ainda somos discriminadas por diversos segmentos da sociedade, acho que isso torna a data especial.
Pode nos dar um exemplo de conquista que as mulheres já obtiveram nos últimos anos?
ANTONIETA: Uma das mais importantes conquistas foi na área da saúde. Hoje a mulher pode, por exemplo, ter um acompanhamento médico durante todo o período de gravidez, fazendo o seu pré-natal todos os meses. Há pouco tempo atrás, a mulher só chegava à frente do médico no dia do parto. Hoje a mulher pode ir ao médico sempre que for necessário, ter acompanhamento de um pediatra que vai cuidar da vida de seu filho nos primeiros meses de vida. Também as mulheres têm mais oportunidades de estudo, melhorando a qualidade de vida com novas oportunidades que surgem em consequência disso.  Isso foi conquistado pelas mulheres sem duvida, porque são guerreiras, trabalhadoras e responsáveis.


Qual outra conquista à senhora citaria como de grande relevância para a mulher?

ANTONIETA: Como mulher, quero aqui enfatizar que a conquista maior que nós podemos ter, é sem dúvida a família. Tendo que trabalhar muitas vezes para ajudar financeiramente no sustento de sua família, a mulher, às vezes, deixa um pouco a desejar, pois tem que se ausentar do seio familiar. Mas, volto a frisar, que não existe na vida nada mais importante do que a nossa família, nossos filhos. E particularmente acrescento os amigos que são parte importante em nossas vidas.

E no meio rural, a senhora acha que a mulher também tem obtido conquistas importantes?

ANTONIETA: Nem tanto. É de conhecimento geral que, no meio rural, ainda existem fortes obstáculos e preconceitos quanto uma maior participação feminina em todas as áreas, com algumas exceções.

Como a senhora se sente atuando por todos esses anos, cotidianamente, na valorização dos marialvenses, hoje estando vice-prefeita, mudou algo?

ANTONIETA: Muito gratificada, durante todos esses anos sempre procurei o melhor para todos, desde quando era diretora escolar sempre procurei estar ao lado do povo, procurando todo aquilo que estava ao meu alcance para solucionar seus problemas, sem prometer aquilo que tinha consciência que não me era possível. Procuro sempre ser verdadeira, honesta, justa, me dói muito às vezes ter que dizer não porque foge da minha alçada. Agora aqui as portas sempre estão abertas para população, para ouvir, para atender na medida do possível naquilo que é permitido por lei. Todos são meus amigos. O povo é minha vida, atendo todos sem distinção, devo a eles a oportunidade que me confiaram para a realização do meu trabalho em todos esses anos. Durante todos esses anos nada mudou sou a mesma pessoa que há décadas atrás começou essa trajetória.


Como a senhora vê atualmente o cotidiano das mulheres, elas ainda sofrem discriminação e preconceito, pode comentar isso?

ANTONIETA: Sim claro que posso, veja só a mulher como já disse é guerreira, responsável, quando ela esta desempenhando uma função ela se entrega de corpo e alma, o que fica a desejar muitas vezes é questão salarial, ainda há mulheres desempenhando a mesma função que outro trabalhador masculino, salário inferior, é uma pena.


Quais ensinamentos que a senhora gostaria de deixar, e como gostaria de ser lembrada?

ANTONIETA:

 Como citei anteriormente, sempre me guiei pelos bons exemplos, nunca prometi o que tinha consciência que não podia cumprir, pois devo toda minha vida, primeiro a deus, a minha família e ao povo marialvense que sempre me honrou com sem voto de confiança. E por acreditar nisso é que nunca mudei a forma de encarar o cotidiano com honestidade, caráter, bons exemplos e com deus e a família no coração.
Olha um exemplo, jamais falto um dia, faço tudo para ajudar o prefeito a resolver os problemas da comunidade, hoje mesmo ele esta fora correndo atrás de recursos para o município e estou desde cedo repassando pelos setores, visitando obras e bairros fazendo levantamento das necessidades.  E o que me deixa mais feliz é andar pela cidade e receber um abraço de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho realizado. Acredito que isso ficará gravado no pensamento das pessoas, a maneira que eu tenho procurado trabalhar, sem mudar a maneira de ver a pessoa independente do cargo que ocupo, tratando todos da mesma forma toda vida. Assim que quero ser lembrada, deixar e ser exemplo para os que me sucederão no futuro.  

A senhora gostaria de deixar uma mensagem, nesse Dia Internacional das Mulheres?

ANTONIETA:
É um prazer deixar uma mensagem e, ao mesmo tempo, agradecer a minha querida comunidade marialvense, pois todas as vezes que fiquei a frente de um trabalho público, foi por determinação do povo da minha terra, juntamente com deus. Agradeço principalmente a minha família, e a todas as mulheres de Marialva quero dizer a todas que, acreditem em seus sonhos, a primeira coisa é colocar tudo nas mãos de Deus e fazer a sua parte porque é bíblico, porque Deus disse: “faça da sua parte que da minha eu farei”. Não esmoreçam em momento algum que nunca desistam.  
Deixo um grande abraço a todas as mulheres e digo, mais uma vez, a todas elas, que nós somos uma só, somos a presença feminina, não importa o momento em que estejamos vivendo, seja aonde for, a onde você estiver morando, seja na cidade ou na zona rural, no seu local de trabalho, no órgão público do Estado ou do Município; seja professor, seja como dona de casa, quando a sua jornada de trabalho é ainda maior. Mas, que a mulher seja ela mesma e que, em momento algum, ela pense e acha que é menor de quem quer que seja, pois, ela é sim, igual a todas. Que não importa onde queiram chegar, lutem e acreditem sempre, independentes dos obstáculos que surjam pela frente. Sejam fortes e verdadeiras.
Deixo hoje um grande abraço para todas as mulheres de Marialva.
By: Neku's Regional