Jornal metropolitano de Maringá

20190131

Programa Marialva Mais Digital moderniza a gestão municipal.




Premiado, o projeto trouxe bons resultados para a cidade em 2018.




A criação da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, em 2017, foi o início de uma nova era na administração, permitindo a realização de mais com menos recursos e menos tempo.
Várias ações da Secretaria resultaram em uma estrutura que faz de Marialva, hoje, uma das cidades mais inovadoras do Paraná, por conta do Programa Marialva Mais Digital, transformando-se em uma referência na área.
“O trabalho da tecnologia da informação (TI) deixa os serviços públicos mais eficientes e, assim, leva a Prefeitura para mais perto do cidadão”, afirma o secretário Diego Bassan, que lidera a equipe responsável pelo programa, composta pelo gerente de redes Hamilton Telles e pelo assistente de suporte Rodrigo Souza.
Ações
Além da compra de novos servidores, substituindo equipamentos obsoletos e melhorando, assim, o tráfego de dados na Prefeitura, foi investido ainda em um novo sistema de firewall e de backup, aperfeiçoando a segurança desses dados, tornando-os menos vulneráveis a ataques cibernéticos.
O mapeamento da rede possibilitou maior agilidade no trafego de informações, assim a prestação de apoio técnico às unidades ficou mais eficaz.
Merece grande destaque, ainda, o novo site e a criação dos dois aplicativos da Prefeitura: o Marialva Web, que permite a navegação no site pelo APP de celular e notifica o usuário a cada nova notícia publicada, e o premiado Marialva Esportes, que acompanha todos os detalhes dos jogos dos campeonatos municipais de futebol, em tempo real.
Vale lembrar a parceria histórica entre a Prefeitura e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que lançaram em outubro o Sistema 156, centralizando todas as solicitações, reclamações e denúncias do munícipe em um só lugar.      
A repercussão de todo esse trabalho não poderia ser mais positiva: Marialva se transformou em referência no assunto no estado, gerando diversos convites para participação em eventos e partilhar com outros gestores as experiências bem sucedidas do programa.
Isso levou o município a ser convidado a sediar o evento FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS DO NOROESTE PARANAENSE que vai acontecer em junho de 2019.
 “A tecnologia facilita muitas coisas, e permite que o poder público multiplique sua capacidade de fazer mais pelo cidadão”, conclui Bassan.
Fonte\Foto: Ass. Com. Marialva.