Jornal metropolitano de Maringá

20180203

Pacientes com diagnostico de espasticidade e distonia a partir de 5 de Fevereiro terão tratamento em Marialva.

Seguindo as ações de melhoria da saúde no município nesta segunda-feira (5), às 16h, serão realizadas as primeiras sessões de aplicação de Botox (toxina botulínica) em pacientes com diagnostico de espasticidade e distonia. Os procedimentos serão realizados pela equipe médica da secretaria de Saúde de Marialva, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O trabalho será conduzido pelo médico Neurologista, Guilherme Martins, pertencente ao quadro médico do município.
O tratamento será disponibilizado para adultos e crianças, com indicação do especialista. O procedimento consiste na aplicação de injeções diretamente no músculo afetado, o que garante um efeito mais localizado e rápido.

Nesse primeiro momento, o procedimento será realizado em quatro pacientes, os quais tem a medicação liberada pelo Estado através da 15º Regional de Saúde. A avaliação das melhorias da toxina botulínica se faz já na primeira aplicação, dentre as quais é facilitar a fisioterapia na reabilitação, amenizar as dores e reduzir os espasmos involuntários.
A distonia e a espasticidade são alterações da capacidade de realizar movimentos decorrentes de lesões do Sistema Nervoso. As causas que produzem estes distúrbios funcionais são múltiplas e muitas delas desconhecidas, porém as consequências frequentemente acarretam incapacidade à vida dos pacientes.
As incapacidades secundárias a distonia e a espasticidade podem produzir dificuldades à locomoção e na independência da vida diária; mesmo naquelas atividades mais elementares; como a execução dos atos necessários à higiene, vestuário e mesmo à própria alimentação.
 Na região, até então, somente a cidade de Maringá oferecia esse tipo de tratamento, a partir de agora os pacientes de Marialva poderão contar com esse raro tratamento.
 Outras informações: 3232-1151/ 3232-8354 / 99185-5153

Fonte: Ass. Imp. Marialva: Foto: Divulgação.