Jornal metropolitano de Maringá

20160630

Técnicos de municípios buscam conhecimento para cidades sustentáveis

A construção de cidades sustentáveis, por meio do fortalecimento e da integração da legislação urbanística que compõe o Plano Diretor Municipal, é o foco principal das reuniões técnicas promovidas na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. Nesta terça-feira (28), participaram do encontro profissionais de São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Araucária, Pinhais, Campo Largo e Piraquara, todos da Região Metropolitana de Curitiba. 

Eles foram orientados pelo arquiteto urbanista e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Fernando Caetano, sobre a Lei de Parcelamento do Solo para Fins Urbanos - loteamentos, desmembramentos, condomínios urbanísticos, Lei de Perímetro Urbano, Expansão Urbana e Lei de Sistema Viário Urbano. 

PROBLEMAS COMUNS - “Foi possível perceber que os problemas de parcelamento de solo são comuns entre os municípios”, disse o diretor do Núcleo de Pesquisa e Planejamento Urbano de Araucária, Lauri Anderson Lenz. “Os problemas se multiplicam entre todos os municípios, principalmente os de condomínios urbanísticos. Alguns municípios têm regulamentação, enquanto outros não. E lidamos com isso de forma muito amadora, por não termos experiência", disse ele. 

A arquiteta e urbanista de Campo Largo, Letícia Gadens, concorda. "É muito importante a discussão deste tema para a troca de experiências e pela possibilidade de aprofundamento no assunto. Desta forma, podemos estabelecer uma nova visão e buscar soluções conjuntas e individuais, de acordo com a necessidade de cada cidade", disse ela. 

OFICINA DE REFORÇO - Na segunda parte da reunião, foi realizada uma atividade mais interativa, chamada de Oficina Reforço, na qual os representantes de cada município mostraram diferentes situações de loteamento em mapas de seus respectivos locais. Além de Fernando Caetano, participaram o economista e coordenador de Projetos do Paranacidade, Jerônimo Meira, e o geógrafo urbanista, Carlos Storer. 
Fonte: ANPR – Foto: Divulgação SEDU