Jornal metropolitano de Maringá

20160414

Quase 80% dos municípios do Paraná já possuem ouvidoria da saúde

A meta de implantar ouvidorias exclusivas da saúde em todos os 399 municípios do Estado está cada vez mais próxima. Atualmente, o Paraná conta com o serviço instalado em 307 cidades paranaenses. A iniciativa serve como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração da saúde pública.

“Queremos facilitar cada vez mais a comunicação com a população. A ouvidoria deve ser um mecanismo simples e acessível. Além disso, a implantação das ouvidorias em todos os municípios também vem para agilizar o tempo de resposta ao usuário”, explica a ouvidora-geral da Saúde, Oliva Vasconcellos.

No ano de 2015, a ouvidoria recebeu 6.986 demandas. Segundo o relatório gerencial, a maior parte das manifestações foi na área de assistência farmacêutica. “Com a descentralização do serviço, a tendência é reduzir ainda mais esse número. A instalação das ouvidorias municipais vai acolher demandas que podem ser resolvidas na própria região”, diz Oliva.

ENCONTRO – Ouvidores das 22 Regionais de Saúde do Paraná se reúnem nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), em Curitiba, para traçar as metas referentes à área para o Plano Estadual 2016 – 2019. Além da implantação da ouvidoria em todos os municípios do Estado, as metas também giram em torno da modernização e informatização dos sistemas.

Oliva explica que o plano está sendo construído em conjunto com representantes regionais, que trazem as demandas e problemas específicos de sua região. “Ao final do encontro teremos elaborado um plano macro, mas que poderá ser adaptado à realidade local”, fala.

A ouvidora da 7ª Regional de Saúde, Odila Sasso, diz que os encontros auxiliam na avaliação do trabalho que já está sendo desenvolvido. “A reunião também serve para compartilhar experiências e conhecimentos com outras pessoas que exercem a mesma função”, comenta.

SERVIÇO – O cidadão que precisar de orientações ou quiser realizar sugestões, denúncias e reclamações acerca dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a ouvidoria mais próxima. De acordo com Oliva, a primeira recomendação é procurar uma autoridade sanitária ou chefia dentro da própria Unidade de Saúde ou hospital em que está sendo atendido.

“Caso não consiga este acesso, o usuário deve então procurar a ouvidoria no município e, se não existir, buscar auxílio pelo Estado”, orienta a ouvidora. 

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná atende pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo formulário online: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php .

O tempo de resposta varia de acordo com a situação. Alguns pedidos de orientação podem ser respondidos no ato, enquanto denúncias mais graves, que necessitam auditoria ou processo administrativo podem levar até 90 dias. “Nossa orientação principal é a de que todo o usuário que tenha qualquer dificuldade de atendimento procure os serviços das ouvidorias”, diz Oliva.
Fonte: ANPR – Foto: saúde. pr.gov