Jornal metropolitano de Maringá

20150716

Sistema de alerta de cheias monitora chuva e nível dos rios em tempo real

O Sistema de Alerta de Cheias do Governo do Paraná está funcionando a pleno vapor para orientar as ações da Defesa Civil nas áreas de riscos. Implantado no fim de 2013, o sistema conta com mais de 100 estações de monitoramento que mostram, em tempo real, o nível dos rios em todas as regiões do estado, intensidade da chuva e a previsão para as próximas 48 horas. 
O sistema reúne informações das estações do Instituto Águas do Paraná, Simepar, Mineropar e é totalmente integrado com a Defesa Civil do Estado, que fica sabendo com antecedência aonde podem ocorrer alagamentos. A Mineropar faz o controle dos riscos de desmoronamentos. 

Dados deste sistema indicam que o nível da água do Rio Marrecas, em Francisco Beltrão, está baixando. O pico na semana foi de 7,65 metros acima do leito, e hoje está em 6,8. “Ainda não retornou ao nível normal, mas vem baixando. A preocupação é de que ocorra alguma forte chuva nos próximos dias e ele volte a subir”, disse Paulo Eduardo Cavichiolo, chefe do departamento de Hidrometria do Instituto das Águas. Porém, o mesmo sistema indica que não há previsão de chuvas na região nas próximas 48 horas. 

Na tela do computador, os técnicos observam as cores de cada ícone das estações de monitoramento espalhadas pelo mapa do Paraná. Verde indica normalidade; azul, atenção; amarelo, alerta e vermelho alarme. 
Fonte/Foto: Simepar