Jornal metropolitano de Maringá

20150702

Detran do Paraná apresenta avanços em serviços e tecnologia

O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami, visitou na terça-feira (26) a sede do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em Curitiba. Os avanços paranaenses na oferta de serviços on-line, na municipalização e no desenvolvimento de tecnologias de ensino foram apresentados como modelos que podem ser adotados em todo Brasil. 


Esta é a primeira vez que um diretor do maior e mais importante órgão executivo de trânsito brasileiro visita o Detran paranaense. “O objetivo é conhecer os projetos que se destacam em âmbito nacional, entender as dificuldades que os Estados enfrentam e trocar experiências para solucionar problemas em comum”, explicou Angerami, que também é presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 
Segundo o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad, a visita foi uma oportunidade para apresentar propostas e sugestões de mudanças em normativas e determinações do órgão. 

“Os Detrans são os responsáveis pela execução das leis de trânsito e o atendimento direto aos motoristas e proprietários de veículos, mas nunca foram chamados para opinar sobre alterações na legislação ou na criação de novas regras. Esta abertura ao diálogo é histórica e essencial para construirmos, todos juntos, um trânsito mais seguro”, destacou Traad. 

PROPOSTA - Uma das sugestões apresentadas é o maior repasse de verbas federais para os municípios, em ações de engenharia de tráfego e educação para o trânsito. 

Apesar da municipalização de trânsito ser uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), menos de 26% das cidades do País conseguem 
cumprir a determinação. Dos 5.570 municípios brasileiros, somente 1.447 tem o trânsito municipalizado. 

“Destes, muitos sequer tem equipes para realizar o trabalho necessário. A União e os Estados transferem responsabilidades, mas não dão condições para as cidades”, defendeu o diretor paranaense. 

Um novo modelo de convênio, criado pelo Paraná em 2011, tem tido bons resultados. Com ele, o Estado assume parte das atribuições municipais, enquanto auxilia a estruturar equipes e contas necessárias. 

O Detran capacita professores e funcionários que vão atuar em educação para o trânsito, faz o projeto de sinalização viária, dá assessoramento e acompanha as consultas públicas e conversas com a população. 

“Nosso pedido é para que o governo federal também possibilite algo neste sentido, até mesmo com uma linha de crédito aos municípios, via BNDES, para engenharia e investimentos dentro da Política Nacional de Trânsito”, conta Traad. 


 De acordo com Angerami, o Denatran deve chamar os Detrans e discutir com os Estados formas de colocar a sugestão em prática. O diretor aproveitou e convidou os técnicos paranaenses para uma reunião em Brasília, nos próximos meses. 

TECNOLOGIA - Angerami conheceu ainda o sistema Detran Fácil, que oferece serviços on-line e evita deslocamento de usuários até as unidades da autarquia, e as instalações da Escola Pública de Trânsito do Paraná, que inclue 11 estúdios e 64 telessalas de Ensino à Distância. 

O Paraná é considerado pioneiro no uso de tecnologia para atendimento ao público e educação para o trânsito. Os serviços on-line da autarquia já somam 2 milhões de usuários desde 2011 e as instalações do Detran em Curitiba são constantemente visitadas por representantes de outros Detrans do Brasil. 
Fonte: ANPr  - Foto:  Juliano Pedrozo/Detran PR