Jornal metropolitano de Maringá

20150731

Dados do BPTran mostram redução de acidentes com motocicletas

Levantamento feito pelo Batalhão de Policiamento do Trânsito (Bptran) mostra que no primeiro semestre de 2015 houve redução nos índices de acidentes com motociclistas em Curitiba. 
Parceiros: -FLAUS ANTIGUIDADES - i 9 INFORMÁTICA - RODOTOP  - CANOVA PRO - CABELO.COM - CLINICA SANTÉ - JOLAI PRO - ANIMAL STORE

Foram 1.174 ocorrências, com 1.064 pessoas feridas e sete óbitos. No mesmo período de 2014, aconteceram 1.475 acidentes, com 1.377 feridos e nove mortes.
Divulgado sábado (25), dentro das ações que marcaram o Dia do Motociclista, o balanço mostra, ainda, que dos 2.573 acidentes com vítimas de trânsito na capital paranaense, 1.065 envolveram motociclistas - 48%. O bairro com maior número de incidentes é a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com 73 casos somente nos seis primeiros meses de 2015. Em seguida, o Centro (72) e o Boqueirão (62) completam os três bairros com mais acidentes com motocicleta

Nas comemorações pelo Dia do Motociclistas, o BPTran, em parceria com o Detran-PR, realizou uma blitz educativa, com dicas de segurança, orientações e, também, manutenção gratuita nos veículos. “O objetivo é conscientizar o motociclista, evitar que ele se envolva em acidentes”, disse o comandante do BPTran, tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza.

“As estatísticas mostram que em Curitiba acontecem cerca de seis acidentes com motocicleta por dia, sendo que 70% das ocorrências são em cruzamentos sinalizados ou abalroamento lateral. Percebe-se que há imprudência do motorista”, alertou o comandante. 

EDUCATIVOS - Para chamar a atenção dos motociclistas para a situação, foram montadas barracas no pátio anexo da Havan Parolin, às margens da Linha Verde, com a distribuição de materiais educativos sobre diversos aspectos. 

Além do BPTran e do Detran também participaram o Instituto Paz no Trânsito (IPTran), o motoclube Ceifeiro da Meia Noite, o Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná, o Corpo de Bombeiros, representado pelo Siate, e o Batalhão de Polícia Rodoviária. Uma concessionária, que aderiu a iniciativa, orientou os pilotos em relação a manutenção de peças e ofereceu serviços gratuitos.

Para o Diretor-Geral do Detran, Marcos Elias Traad, a conscientização é a principal ferramenta dos órgãos públicos de trânsito para o trabalho com os condutores. “É fundamental atuarmos dessa forma. As campanhas educativas surtem um efeito significativo e por isso estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar. Exercemos uma responsabilidade muito grande como autoridade de trânsito, e nosso papel é fazer com que o cidadão gradativamente mude seu comportamento”, afirmou.

CUIDAR MAIS - “Uma iniciativa como essa faz com que nós, pilotos, passemos a cuidar mais da documentação da moto e de questões de segurança. Acredito que todos os motociclistas deveriam ter mais responsabilidade no trânsito para preservar a vida deles mesmos e do próximo”, disse Honorio Paulo Ferreira, que trabalha com esse tipo de veículo desde 2004.

Outro motociclista consciente com os cuidados no trânsito é Sandro Henrique Sippa, de 45 anos, que pilota motos por hobby. “Hoje eu entendo que moto é um veículo perigoso, você precisa estar consciente da forma que conduz para não se envolver em acidentes e até perder a vida. Há muito tempo sofri um acidente e tirei disso a lição de ter responsabilidade e conscientização”, disse ele.

O trabalho de orientação já faz parte da vida de Rose Mari Carriel de Lima e Dirce Purkott, mães que perderam os filhos em acidentes no trânsito e dedicam esforço para alertar outras a famílias para que não passem pelo sofrimento. “É muito importante o trabalho preventivo, pois assim como eu perdi meu filho não queremos que outras mães passem pelo que já sofremos”, disse Rose. “Temos participado de diversas blitzs educativas sobre leis de trânsito e orientações de segurança. Por meio dessa atividade trazemos informação e educação para as pessoas”, enfatizou Dirce.

Fonte: ANPr – Foto: Cabo Daniel Meneghetti/PMPR