Jornal metropolitano de Maringá

20150619

Tecpar vai fornecer 15 milhões de doses da vacina anti-rábica em 2015

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Ministério da Saúde formalizaram o contrato para a produção e entrega neste ano de 15 milhões de doses da vacina anti-rábica produzida pelo Instituto.

A assinatura do novo contrato dá continuidade à parceria de 40 anos entre o Tecpar e o Ministério, que tem a instituição paranaense como a maior produtora nacional do imunobiológico. 

Em 2014, o Tecpar cumpriu a meta de produção e entrega de 10 milhões de doses da vacina antirrábica para o Ministério da Saúde. Esse resultado fez com que a Diretoria Executiva avaliasse como o Instituto poderia ampliar a produção em 2015, registrando um aumento de 50% sobre o ano passado, explica Júlio Felix, diretor-presidente da instituição.

“Tivemos, recentemente, duas conquistas importantes que potencializaram nossa vacina: o aumento da validade de um para dois anos e a diminuição da dose de dois mililitros para um, graças a estudos feitos no Tecpar que comprovaram a qualidade do produto. Estamos entregando à sociedade brasileira um produto melhor e dando continuidade à parceria de 40 anos com o Ministério da Saúde”, destaca Felix.

CONQUISTAS – Em 2014, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou o aumento do prazo de validade da nova vacina antirrábica desenvolvida pelo Tecpar. Até então, o imunobiológico era produzido com prazo de validade de 12 meses, mas estudos internos feitos pelo Instituto constataram que a estabilidade da vacina se mantinha inalterada por 24 meses.

Felix ressalta que esta mudança garante ao Ministério da Saúde mais segurança para programar o fornecimento de vacinas aos estados e municípios que realizam campanhas de vacinação contra raiva em todo o País.

Outros estudos internos apontaram que uma menor quantidade da vacina conseguia o mesmo efeito de imunização. Por essa razão, a dosagem foi diminuída, sem reduzir a eficácia do produto. 

O diretor-presidente do Tecpar ressalta que há dois pontos fundamentais para avaliar a qualidade da vacina. Um deles é a potência, que é o grau de proteção, e o outro é a estabilidade, ou seja, o tempo em que o imunobiológico se mantém ativo. “Nossos estudos avaliaram essas duas características do produto e mostraram que conseguimos alcançar a mesma eficácia de proteção com uma dosagem menor do imunobiológico, ampliando o valor agregado da vacina produzida no Paraná”, salienta.

MÉTODO ÚNICO – Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo que desenvolve a vacina antirrábica em escala industrial. O instituto produz o imunobiólogico por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, o que a torna mais segura para cães e gatos por não provocar efeitos colaterais.
Fonte: ANPr  Foto: Divulgação Tecpar