Jornal metropolitano de Maringá

20150316

Protestos contra governo e corrupção reúnem dois milhões pelo Brasil

Cerca de dois milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo federal e contra a corrupção neste domingo (15) em todos os estados, somente em São Paulo e Brasília ouve registro de incidentes.





Segundo as PMs dos estados, os números das manifestações são os seguintes:
São Paulo foi o estado com maior número de participantes, cerca de um milhão se reuniu na Av. Paulista.
No Paraná, Curitiba reuniu 80 mil pessoas, Londrina o ato reuniu cerca de 50 mil pessoas, Maringá reuniu cerca de sete mil pessoas apesar da forte chuva.
Em Brasília o protesto que ocupou o Eixo Monumental, reuniu cerca de 50 mil pessoas. Após o ato, houve confronto entre um pequeno grupo de manifestantes e a Polícia Militar em frente ao Congresso Nacional, com saldo de uma mulher ferida e três pessoas foram detidas pela polícia ao tentarem se aproximar do Palácio do Planalto, cujo acesso ficou bloqueado durante todo o domingo.
No Rio de Janeiro, o comando da PM se recusou a fazer uma estimativa oficial de público. Inicialmente, os organizadores estimaram que 15 mil pessoas ocuparam a faixa de areia e a pista da orla de Copacabana e caminharam em direção ao Leme. Já em Belo Horizonte, 30 mil pessoas lotaram a Praça da Liberdade. Santa Catarina, cerca de 90 mil em todo estado, Goiás, 60 mil e Rio Grande do Sul com 100 mil, as manifestações aconteceram em mais de 160 cidades em todo Brasil.
Os manifestantes com suas famílias usaram camisetas da seleção brasileira, enquanto outras pintaram os rostos em verde e amarelo e usavam apitos.
Protestos:
Dentre inúmeras manifestações de descontentamento sobre o desempenho dos políticos em geral o que mais ficou evidenciado foi o descontentamento com o PT no governo federal. Expressadas com palavras de ordem, cartazes e faixas os manifestantes pediam; “a redução no preço dos combustíveis”, Fim do”calote no fies”,”fora Dilma e leve o PT junto”,”Impeachment já”, e os bem humorados como “Já Elvis Dilma”,”fora corruPTos”,”fora Políticos, nós pagamos seus salários e ainda nos roubam”, além de expressarem agradecimentos a Sergio Moro, juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato.
Em vários locais havia faixas com os dizeres “SOS MILITARES”, defendendo uma nova intervenção militar no país e afirmando que os militares “são os únicos que podem fazer a verdadeira política”. Mas os protestos não vão terminar já esta sendo acertada uma nova mobilização para o início de abril, que como a do ultimo domingo foi acertada via redes sociais.
No começo da noite de ontem, o governo escalou dois ministros (Justiça e Secretaria Geral da Presidência)  para comentarem os atos das manifestações. O que gerou um novo panelaço generalizado nas principais cidades e capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.
Fonte: internet - Foto: divulgação