Jornal metropolitano de Maringá

20150114

UEPG divulga lista dos aprovados nesta quinta

UEPG - Campus Central

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulga a relação de aprovados no Vestibular de Verão 2014 e do Processo Seletivo Seriado – PSS 2014 nesta quinta-feira (15). A relação de aprovados em primeira chamada e as respectivas listas de espera estarão disponíveis para os candidatos no endereço www.cps.uepg.br, a partir das 14 horas. 

Diferente de anos anteriores, não haverá a tradicional solenidade de entrega das listas de aprovados e relatórios dos concursos ao reitor, na Sala dos Conselhos, no Bloco da Reitoria. 

O coordenador-geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Ivo Mario Mathias, comenta que a divulgação apenas na via internet segue uma tendência dos novos tempos da tecnologia da informação, com as pessoas conectadas praticamente em tempo integral. “Mantivemos uma tradição de entrega solene dos resultados, dando ao Vestibular e ao PSS a importância que, de fato, têm para a instituição e para a comunidade estudantil. Com o passar dos anos e o avanço das novas tecnologias notamos o esvaziamento da cerimônia, pelo simples motivo de que hoje as pessoas podem acessar o resultado de qualquer ponto do planeta”. 

Sobre a data de divulgação, o professor Ivo Mathias observa que está dentro do prazo previamente estipulado pela CPS (até 16 de janeiro) e publicado no Manual do Candidato. No entanto, registra que o resultado só não foi divulgado com antecedência maior devido à espera pelo resultado do Exame Nacional de Estudantes (Enem), disponibilizado pelo MEC apenas nesta terça-feira (13). Sobre essa questão, lembra que, opcionalmente, os candidatos podem usar o Enem na composição da sua nota final, tanto no vestibular como no PSS. “A nota do Enem pode determinar a aprovação ou não de um candidato, por isso esperamos pela divulgação do MEC até o último momento”, diz, destacando que os regulamentos do PSS e do Vestibular prevêem a não utilização do Enem, caso no MEC não forneça o resultado em tempo hábil. 

As provas do Vestibular de Verão 2014 foram realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. A UEPG registrou ausência de 1.787 candidatos, o que corresponde a 20,41% do total de 8.755 inscritos, que concorriam a 740 vagas ofertadas pela instituição, em 38 cursos. 

O Processo Seletivo Seriado – PSS 2014 registrou índice de 12,53%, nas provas aplicadas em 23 de novembro, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Dos 18.859 inscritos nas três fases do processo, não compareceram 2.363 candidatos. Do PSS III (última fase do processo), participaram 2.864 candidatos, concorrendo as 490 vagas ofertadas pela UEPG em 38 cursos. 

As matriculas para os aprovados em primeira chamada nos Vestibulares de Inverno e de Verão 2014 e no PSS 2014 serão realizadas nos dias 22 e 23 de janeiro, conforme cronograma publicado no Manual do Candidato. Para os relacionados em lista de espera, a matrícula ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro. A segunda chamada está prevista para 3 de fevereiro. Os candidatos poderão acessar o sistema de matrícula na página inicial do Portal da UEPG (www.uepg.br), clicando no link ‘Matrículas Calouros 2015’. 
Fonte: ANPr