Jornal metropolitano de Maringá

20140514

“OURO PARA O BEM DO BRASIL - LEGIONÁRIOS DA DEMOCRACIA”

Internamente tem a inscrição "DOEI OURO PARA O BRASIL"

Em Maio comemora-se 50 anos dessa campanha – isso aconteceu?

Comemorar... O que, que campanha foi essa? Raramente pessoas com menos de 40 anos sabem disso, com 30 anos ou menos certamente nunca ouviram falar. Na internet centenas de artigos sobre tal campanha, e como tudo que envolve o regime anterior, dependendo da ideologia da fonte é contra ou a favor o que torna o assunto mais interessante e complexo.
Recebemos a sugestão de pauta via e-mail de uma amiga de uma senhora que viveu como milhares de pessoas essa campanha. D. Adélia hoje com 72 anos, na época vivia em Apucarana, onde ela e sua família (como a maioria do povo brasileiro na época) aderiram à campanha do governo recém instalado. ”Foi um ato de civismo, de amor a pátria, eram outros tempos que deixaram muitas saudades de como é viver bem, com paz e segurança” disse.   
O Regional realizou pesquisa na região sobre o tema desconhecido por grande parte dos cidadãos. A reação das pessoas foi diretamente proporcional a sua idade; Os mais jovens claro nunca ouviram falar, reagindo com tom de brincadeira, já os mais velhos fizeram questão de afirmar que atualmente jamais participariam, hoje seria uma insanidade participar,” já somos saqueados o suficiente com a carga tributaria”.
História – Em maio do corrente faz 50 anos da campanha “Ouro para o bem do Brasil”, lançada pelos diários associados em 1964 após a crise política alicerçada pela inflação galopante, que levou as forças armadas a assumir as rédeas do poder e que levou o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco assumir o comando do país. Encontrando os cofres vazios, sem reservas cambiais que pudessem conter a alta exorbitante do dólar foi lançada a campanha para a população ajudar a tirar o país de atoleiro que se encontrava.
A campanha: Diários Associados – comandado por Assis Chateaubriand, lançam a campanha na qual a população doaria jóias em ouro para gerar lastro e assim produzir as reservas monetárias que ajudaria o Brasil a sair da crise. Os casais que doassem suas alianças de casamento, por exemplo, receberiam de volta alianças de metal e um diploma com os dizeres: “Doei ouro para o bem do Brasil”.


Com chamadas no rádio, televisão e reportagens pelos jornais, a população se mobilizou para ajudar o país, ”num ato de pura cidadania”, só foram encontrados dados de São Paulo colhidos na internet dão conta que mais de 400 kg de ouro e cerca de meio bilhão (moeda de época) foram doados pela sociedade, autoridades civis e militares apenas nas duas primeiras semanas de campanha, provando a solidariedade e a vontade de “empurrar” o país para frente, tirar do atoleiro que o país se encontrava.
Mais de cem mil pessoas fizeram doações (SP), das mais modestas a inúmeras doações de grande monta, como as doações de empresas, como as montadoras que doaram centenas de carros. Os doadores populares que doaram objetos pessoais como as próprias alianças, anéis e outros, receberam em troca uma aliança simbólica com os dizeres “DOEI OURO PARA O BRASIL – LEGIONÁRIOS DA DEMOCRACIA” como as que aparecem nas fotos de D. Adélia.
 - Em 13 de junho de 1964 A revista “O Cruzeiro”, apresentou um balanço parcial da campanha.  “… a campanha, primeiro grande movimento dos ‘Legionários da Democracia’, foi aberta com a presença do senador Auro Soares de Moura Andrade, presidente do Congresso Nacional, que recebeu do Sr. Edmundo Monteiro, diretor-presidente dos Associados Paulistas, a chave do cofre em que será colocado o ouro e as doações em dinheiro que serão entregues, posteriormente, ao presidente da República, marechal Castello Branco…

Pesquisa foi realizada em Maringá, Paiçandu, Marialva e Mandaguari no mês de Abril.
Metodologia da pesquisa.
- Pessoas que transitavam nas ruas escolhidas pela faixa etária, em numero igual a todas as faixas (100 de cada, perfazendo o total de 1.200 entrevistados nos quatro municípios).
- Faixas Etária - 20, 30, +40
- Pergunta elaborada - Você já ouviu falar na campanha “DOEI OURO PARA O BRASIL”?
Resultado:
- Nunca ouviram = 20- 100%    = 30 – 89%  = 40 -5%
- Sim sei o que é = 20 – 000%  =30 -11%    =40 – 95%

A conclusão que se pode chegar é que o povo brasileiro sempre teve espírito solidário e guerreiro, quanto à destinação dos recursos arrecadados, talvez se traduzam por uma época de desenvolvimento (a grande maioria da infra estrutura brasileira foi construída pelos militares, fase em que o crescimento foi em média 10 % ao ano, segurança, saúde e educação realmente foi levado a serio), outros acham que foi roubada pelos militares, isso depende da “ótica ideológica” de quem vê. Mas a verdade é que se foi ou não surrupiado, o importante é saber como o país esta hoje e como estará amanhã, se realmente foi surrupiado é prova que a corrupção nos acompanha há décadas e como somos “malandros, com jeitinho brasileiro” continuamos satisfeitos com tudo, mensalões, Petrobras, doleiros já faz parte de nossa “cultura”, somos preguiçosos politicamente (muitos vendem seu voto em troca de migalhas), não fizemos nada para mudar a cara de nosso país, pois somos preguiçosos, omissos e acomodados com a situação, afinal cada povo tem o governo que merece, NÃO É MESMO?