Jornal metropolitano de Maringá

20140509

Governo do estado anuncia modernização das Ceasas do Paraná

Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (8), na abertura da HortiFruti Brasil Show 2014, que acontece na Ceasa de Curitiba, que o governo estadual vai modernizar as cinco Centrais Atacadistas do Paraná (Ceasa), por meio de Parceria Público-Privada (PPP). "O conceito da Ceasa tem 50 anos e precisa ser atualizado. O Paraná tem o maior projeto de modernização do País para ampliar a comercialização dos produtos, dar mais eficácia às operações, atrair novos segmentos e oferecer mais conforto aos atacadistas, produtores e consumidores", afirmou o governador. “O projeto foi elaborado após diálogo com os atacadistas do Paraná, consultas e troca de informações com Ceasas de outros estados e centrais atacadistas de outros países”, disse Richa no evento, que reúne 1.500 pessoas, até este sábado. 

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, pela Abracen e Sebra-PR, a Hortifruti Brasil é o maior evento da cadeia de hortifruti e flores do país. Envolve práticas no campo, negócios e palestras sobre produção de alimentos, frutas e flores. "É um evento muito importante para os produtores, atacadistas e demais segmentos discutirem qualidade e segurança alimentar, que é uma das bases da política de agricultura do Governo do Paraná”, afirmou Richa, ao lado do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abrasen), Mário Maurici de Lima Morais. Também participaram os presidentes da Ceasa Paraná, Luiz Gusi; do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, e da representante da Região Emília Romagna, Alessia Benizzi.

NOVO CONCEITO - O projeto de modernização das cinco centrais atacadistas do Estado - Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu - deverá atrair investimentos em torno de R$ 400 milhões entre recursos públicos e privados, calcula Luiz Dâmaso Gusi, diretor presidente da Ceasa Paraná. 


O parceiro privado do governo estadual poderá ser conhecido no segundo semestre, após um processo de licitação que definirá os termos de implantação e de operação do projeto de modernização da central atacadista. A previsão é iniciar as reformas já no segundo semestre de 2014. Atualmente, a diretoria da Ceasa Paraná está concluindo o projeto de requalificação para promover um novo marco regulatório e legal, que dará suporte à modernização de gestão e de operação das cinco Ceasas do Paraná. 

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, afirmou que a modernização oferecerá não só beleza física às estruturas, mas também organização na distribuição dos produtos. “O Estado investe na roça e no jeito de produzir e agora busca eficiência no processo de distribuição para o mercado”, disse ele. Ortigara lembrou que a maior parte dos produtos comercializados nas Ceasas vem dos agricultores familiares. O governo estadual, explicou o secretário, investe em capacitação e organização das Ceasas para melhorar a logística e reduzir custos para os produtores e atacadistas. 

PESCADOS E FLORES – O presidente da Ceasa Paraná explica que o projeto de modernização vai além da simples distribuição e comercialização de frutas e hortaliças. “Inclui outros segmentos como por exemplo pescado, flores e plantas ornamentais, atendimento diferenciado ao varejo como forma de atrair também o público urbano para a central atacadista, como ocorre na Europa”, disse Guisi. 

O diferencial do projeto é a participação da iniciativa privada, por meio de empresários, atacadistas, produtores e suas organizações, varejistas e prestadores de serviços que operam no ambiente das unidades de abastecimento das Ceasas e os consumidores. “Além de melhor estrutura física para a logística, o modelo também valoriza os produtos paranaenses. O Paraná está crescendo muito em produção e a Ceasa é o grande espaço para colocação dos produtos no mercado”, afirmou. 

A Ceasa Paraná é, atualmente, a quarta maior central atacadista entre as 22 existentes no País. A distribuição anual média é de 1,2 milhão de toneladas de hortigranjeiros. Nas cinco unidades operam 654 empresas atacadistas, que recebem a produção de cerca de 6.200 produtores fornecedores de 327 municípios do estado do Paraná. Além disso, outros produtores de 1.308 municípios de 21 estados brasileiros e cerca de 10 países também são fornecedores de produtos, o que promove uma circulação média de 7.800 veículos dia em suas unidades, e circulação de 22.260 pessoas por dia, gerando mais de 23 mil empregos diretos e cerca de 70 mil empregos indiretos.

MACDONALDS E PUC – Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, pela Abracen e Sebra-PR, a Hortifruti Brasil é o maior evento da cadeia de hortifruti e flores do país. Na abertura do evento, o governador Beto Richa assinou protocolo de intenções com a empresa McDonalds. A empresa irá vai desenvolver mecanismos de organização e capacitação de agricultores familiares em regiões estratégicas do estado. Pelo acordo, os produtores serão capacitados para produção e fornecimento de produtos hortícolas ao sistema McDonalds e parceiros. Essa iniciativa representa um avanço no projeto da empresa de desenvolvimento da agricultura de pequenos produtores”, afirmou Leonardo Lima, diretor corporativo e de sustentabilidade do McDonalds para a América Latina. O projeto será realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. 

HOMENAGENS - O governador Beto Richa assinou, também, protocolo de intenções entre a Ceasa e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para a criação de um programa de intercâmbio científico e tecnológico. Serão desenvolvidas atividades de pesquisa, treinamento de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, pesquisa e extensão com foco nas áreas de sistemas de abastecimento e segurança alimentar.

Na solenidade foram homenageadas pessoas envolvidas com o trabalho na Ceasa. O governador Beto Richa entregou certificados para Valério Borba, economista e funcionário da Ceasa Curitiba desde 1976; Pedro Soares, um dos mais antigos atacadistas da central de Curitiba; Nadir Ferreira da Silva, presidente da Associação Comercial Vila Leão e voluntária no banco de alimentos da Ceasa Curitiba, e Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebra-PR, responsável por toda a cadeira produtiva do Ceasa. 
Fonte: ANPr