Jornal metropolitano de Maringá

20140503

Antes da Copa, ANVISA classifica bares e restaurantes quanto à segurança alimentar

                                                        Foto:  Pref. Rio de Janeiro 

Bares, restaurantes e lanchonetes das cidades-sedes da Copa do Mundo foram classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de uma avaliação inicial que busca adequar os estabelecimentos. Dos 2.172 locais participantes, 15,6% apresentaram falhas acima da aceitação.
Das doze cidades-sedes apenas Salvador não participou da classificação. Mas, os aeroportos também foram avaliados. A Anvisa explica que intenção não é punir aqueles que não forem bem colocados. O objetivo é preparar os estabelecimentos, do ponto de vista de segurança alimentar, para receber turistas e visitantes durante dos jogos do mundial.
Esta primeira avaliação vai conceder um selo aos locais. São três notas classificatórias: A, para aqueles que cometerem poucos erros; B para os bares e restaurantes que cometerem mais falhas em relação aos de nota A, sem impacto negativo para a saúde; e C para aqueles com qualidade mais baixa, porém considerada aceitável.
Estabelecimentos dentro da regra
Qualquer nota é aceitável e significa que os estabelecimentos se enquadram nas regras da Anvisa. Portanto, todos os participantes que receberem o selo estão aptos de acordo com a Agência. Durante esta primeira etapa, alguns foram autuados por não terem atingido um padrão mínimo. A esses foi recomendada a reparação de erros.
Os resultados da segunda rodada devem ser divulgados ainda este mês.

Fonte: Ag. CNM