Jornal metropolitano de Maringá

20140130

Análise comprova que a água de Maringá é imprópria ao consumo

Foto: CMM

A água distribuída pela Sanepar em Maringá é imprópria ao consumo humano. Este foi o resultado da análise realizada pelo laboratório São Camilo, em cinco amostras do líquido, coletadas em diferentes pontos da cidade, no último dia 15. A avaliação deste material foi divulgada à imprensa local, nesta manhã (28), pelos vereadores Ulisses Maia (SDD) e Luiz Pereira (PTC).

Cada amostra, com 1,2 litro de água, foi submetida à análise química (ph, cor, turbidez, matéria orgânica, cloro residual livre, sabor, odor e aspecto) e microbiológica (coliformes totais, coliformes termotolerantes e clostridium perfringes).

A iniciativa foi do presidente da Câmara, Ulisses Maia (SDD), com aval de todos os vereadores, em função das reclamações sobre o odor e gosto de terra detectados nas torneiras desde o Natal.

A íntegra da análise laboratorial pode ser visualizada no site da Câmara www.cmm.pr.gov.br

Um laboratório de São Paulo (SP) está aprofundando a investigação sobre as mesmas amostras para apontar a causa do problema. O laudo deverá ser divulgado, esta semana, pela Câmara Municipal. Cabe salientar que os custos deste serviço não serão pagos com o orçamento do Legislativo. 


O Ministério Público já recebeu cópia do trabalho executado pelo laboratório São Camilo e todos os documentos já entregues, pela prefeitura e Sanepar, à CPI da Sanepar, instalada pela Câmara, em 19 de novembro passado.

Os vereadores Chico Caiana (PTB), Luiz Pereira (PTC), Márcia Socreppa (PSDB), Adilson Cintra (PSB) e Carlos Mariucci (PT) compõem a CPI e investigam a qualidade dos serviços prestados pela empresa; o contrato de concessão (que está vencido e é objeto de discussão na Justiça entre o município e a Sanepar); a qualificação das ações da Sanepar e o percentual que cabe à cidade e a fiscalização realizada pelo município.
Fonte: Ass. Com. CMM