Jornal metropolitano de Maringá

20131007

Richa recebe Dilma Rousseff e pede reforço nas parcerias

Foto: Ricardo Almeida\ ANPr

O governador Beto Richa afirmou na sexta-feira (4), ao receber a presidente Dilma Rousseff, em Campo Mourão, no Noroeste do Estado, que as parcerias entre todas as instâncias de governo são fundamentais para a população e devem ser reforçadas. “É isso o que a população espera de seus governantes, que trabalhemos juntos para melhorar a vida pessoas”, disse.

O governador destacou a parceria do Estado com o governo federal para construção de moradias. “Estamos fazendo uma revolução na área habitacional do Paraná, com o maior programa de moradias em andamento no Brasil. Afirmo e reconheço a sólida parceria nessa área”, afirmou Richa.

“Temos construção de moradias em todos os municípios do Paraná, com imprescindível parceria da Caixa Econômica Federal, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Fomos eleitos para isso, para trabalhar sem picuinhas políticas. Nunca pergunto ao prefeito qual é o seu partido”, afirmou Beto Richa.

O governador disse ainda que doação de maquinário feita pelo governo federal para as prefeituras paranaenses complementa o programa Patrulhas do Campo, que é executado pelo Estado em conjunto com os municípios. “O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas vicinais e essa doação vai contribuir para melhorar o escoamento da safra e o transporte escolar”, disse ele.


O programa estadual disponibiliza conjuntos de equipamentos rodoviários para municípios reunidos em consórcios, para modernização e adequação das estradas rurais. “Há mais de 20 anos o governo estadual não comprava maquinários para adequação e recuperação de estradas rurais”, disse ele.

ESTRADAS FEDERAIS - A presidente Dilma Rousseff autorizou o início das obras de pavimentação BR-158 (Estrada Velha de Roncador), entre Campo Mourão e Palmital (investimento de R$ 280 milhões) e pavimentação em 18 quilômetros BR-484 (conhecida como Boiadeira), no trecho entre nova Brasília e Tuneiras (investimento de R$ 64 milhões). “São investimentos importantes para a região Noroeste que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social de todo o Paraná”, disse Richa.

Dilma também fez a entrega de 179 máquinas (retroescavadeira, motoniveladoras e caminhões caçambas para 154 municípios com menos de 50 mil habitantes. “Fizemos esse programa para que os prefeitos possam ter autonomia, usar seus conhecimentos para melhorar as estradas e garantir que a população tenha a garantia de transitar com segurança. As estradas vicinais são verdadeiras veias por onde circulam a riqueza”, disse a presidente.

Na solenidade, a Coamo e dois produtores rurais paranaenses assinaram com o Banco do Brasil dois protocolos para implantação de armazéns, dentro de um programa pelo qual o governo federal procura resolver um dos grandes gargalos da infraestrutura para agricultura, que é a déficit de armazenagem.

Participaram da solenidade os ministros Gilberto Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Cesar Borges (Transportes), Paulo Bernardo (Comunicações); os secretários estaduais Reinhold Stephanes (Casa Civil), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Norberto Ortigara (Agricultura); o diretor-presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; o vice-presidente do Banco do Brasil, Osmar Dias; senadores, deputados e prefeitos de diversos municípios paranaenses.

MORADIAS PARA CAMPO MOURÃO - Pela manhã, antes do evento com a presidente, o governador Beto Richa assinou convênio com a Prefeitura de Campo Mourão e a Construtora Piacentini para construção, em parceria com o governo federal, de 824 moradias urbanas. “A meta de governo para a área da habitação é a mais ousada já lançada no Estado. Atenderemos 110 mil famílias em quatro anos, nas cidades e no campo, garantindo uma vida melhor, com segurança e dignidade para os paranaenses”, disse o governador.

Além do governador, assinaram o convênio o secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, e o representante da Construtora Piacentini, Nilmar Piacentini. As casas são do programa Minha Casa Minha Vida e serão construídas pela parceria entre o Governo do Estado, por meio da Cohapar, Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, e o município. 
Fonte: ANPr