Jornal metropolitano de Maringá

20130723

PARANÁ GELADO DE NORTE A SUL

Foto: skyscrapercity.com

Pelo menos nove municípios tiveram incidência de neve entre a noite de segunda-feira (22) e madrugada desta terça-feira (23), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A menor temperatura registrada no início da manhã era de 0,5ºC negativo em Guarapuava, na região central do estado. Grande parte dos outros municípios tiveram mínimas entre 0ºC e 5º.
Em Curitiba, a neve também estava prevista para o início desta madrugada, mas até as 6h30 os meteorologistas não tinham registrado o fenômeno. O dia começou gelado com mínima de 1ºC. A máxima não deve passar de 7ºC.


  Em Guarapuava, começou a nevar por volta das 20h45 de segunda-feira.
De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.
Os outros municípios que tiveram precipitação dos flocos de neve são Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa,São Mateus do Sul, Toledo, Palmas, Paula Freitas, Irati, entre outros.
Em Cascavel, a chuva congelada também mudou a paisagem e causou espanto para os moradores, que nunca tinham presenciado o fenômeno. 

Ainda segundo o Simepar, há previsão  de chuvas fracas entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no litoral, principalmente no início desta terça-feira. Ainda há condição para neve durante a madrugada ao sul da RMC, mais próximo da área de divisa com Santa Catarina.
No oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, o tempo abre, devido ao deslocamento da massa de ar polar. Faz muito frio ao amanhecer, mas sem condições de geada.
Fonte: Simepar