Jornal metropolitano de Maringá

20121130

Municípios do Sul fecham portas hoje (29) pela sanção presidencial dos royalties do petróleo


Prefeituras dos três Estados do Sul devem fechar suas portas nesta quinta-feira (29) para manifestar seu posicionamento favorável à sanção, pela presidenta Dilma Rousseff, do projeto que distribui os royalties do petróleo de forma mais justa entre os municípios brasileiros.

 
 

Mandaguari também vai aderir ao movimento, confirmou hoje o prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho” (PP), que é vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Nesta quinta-feira não haverá atendimento ao público na Prefeitura de Mandaguari, conforme decreto assinado pelo prefeito. “Na condição de vice-presidente da AMP, é uma obrigação estarmos ao lado da entidade e do presidente neste momento de luta pelos direitos dos municípios da região Sul do País”, ressaltou Cileninho.

A matéria já foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas enfrenta resistências dos Estados que não querem a repartição justa dos royalties, como o Rio de Janeiro. Os prefeitos também querem uma compensação pela s perdas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que acumulam em 2012.

No Paraná, a manifestação é liderada pelo presidente da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samanha, o Gabão. “O Brasil é muito mais que o Rio de Janeiro e os demais Estados que já são beneficiados pelos royalties. Está na hora de todos os Estados receberem o mesmo benefício, o que certamente ajudaria muito a garantir o desenvolvimento das nossas prefeituras, principalmente das que mais precisam”, disse.
Fonte: Ass. Imp. Mandaguari.