Jornal metropolitano de Maringá

20110919

Paraná prepara ações para Semana Nacional de Trânsito

Municipios preparam ações para Semana Nacional de Trânsito
Entre os dias 18 e 25 deste mês, em todo o Brasil, será comemorada a Semana Nacional de Trânsito. No Paraná, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Rodoviária e prefeituras preparam uma série de ações educativas para alertar a sociedade das pequenas atitudes que podem salvar vidas e melhorar a qualidade do tráfego nas cidades. O tema das abordagens, dentro da Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acontecer até 2020, será “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Uma das metas da Semana é iniciar um processo de conscientização, que deve ser contínuo e mantido ao longo dos anos. “As ações comemorativas são a mobilização inicial, mas é preciso que os órgãos de trânsito tenham um programa de educação permanente, com metas definidas de atuação e resposta para reduzir o número de infrações e acidentes”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), diretorias municipais de trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, compilados pelo Detran, mostram que o número de acidentes de trânsito voltou a crescer no Paraná em 2010: saltou de 41,3 mil em 2009 para 43,8 mil no ano passado - um aumento de 6%. Os acidentes envolvendo automóveis, ônibus, caminhões e motos fizeram 56 mil feridos e mais de 2 mil vítimas fatais.
site da prefeitura de Maringá

CIDADES - Gincanas educativas, exposição de veículos acidentados, passeio ciclístico, caminhadas, debates sobre trânsito seguro, “dia sem carro”, simulação de atendimento a acidentes de trânsito e teatro educativo para crianças, são apenas algumas das várias atividades realizadas nos municípios durante toda a semana.
O Detran fará blitz educativa em várias cidades do estado,na região , Maringá, Mandaguari, , Nova Esperança e  Paranavaí.
PALESTRAS -
O departamento promoverá atividades nas escolas de ensino médio e fundamental para conscientizar os alunos sobre a importância de um trânsito mais seguro. As palestras contarão com apresentação de vídeos, distribuição de material educativo, brincadeiras e joguinhos para as crianças.
MOTORISTAS -
A distribuição de materiais educativos com orientações sobre regras gerais de circulação de pedestres, automóveis, motociclistas e ciclistas, além de orientações em caso de acidentes e uso correto da cadeirinha, será o foco das ações em Arapongas, Cambará, Cambé, Castro, Cianorte, Clevelândia, Coronel Vivida, Guaíra, Icaraíma, Imbituva, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Joaquim Távora, Pitanga e Wenceslau Braz.