Motivado por
grandes eventos como o ′Festival de Férias′ e ′Carnaval de Rua′, o primeiro
quadrimestre do ano teve maior público, com a média de 65 mil pessoas. Os
números são expressivos e muito positivos, uma vez que o período é marcado por
férias e feriados, temporadas em que a população costuma sair da cidade.
Outros números chamam atenção no período: Os
adolescentes correspondem a 74% do público presente nas atividades. Na
sequência, os adultos foram 13%, enquanto as crianças. 7%.
No segundo quadrimestre, por sua vez, teve mais
eventos. As atividades culturais foram realizadas quase que diariamente na
cidade, por meio dos ′Convites à Cultura′, parcerias com outras secretarias e
apoios. No período foi realizado o Festival de Bonecos de Maringá (Festebom), tradicional
evento com ênfase na cultura infanto-juvenil. Desfiles e festas tradicionais de
bairro também ampliaram a oferta cultural na cidade. Nesse período, foram
quase 42 mil presentes. Destes, 59% correspondem a adultos. A participação das
crianças também foi ampliada para 26%, e adolescentes foram 14%.
O secretário de Cultura de Maringá, Miguel
Fernando, comenta que o público, considerável e bastante significativo, se deve
aos bons projetos culturais e artísticos da cidade, bem como ao incentivo da
administração em diferentes frentes para realização das atividades. "A
cena cultural artística de Maringá tem se profissionalizado cada vez mais e a
entrega é de qualidade. Estes projetos são viabilizados, em sua grande maioria,
por editais, que se tornam plataformas de incentivo e fomento à produção
artístico-cultural", relata.
Atividades de valorização e formação cultural aos
artistas e produtores maringaenses também integram estratégias de fomento. O
projeto "Forma&Arte" promove intercâmbio entre gestores e outros
expoentes da área com os artistas maringaenses. "Também temos os projetos
de maior abrangência, viabilizados em outros editais, como "Territórios
Culturais", cujos projetos serão escolhidos em breve, e o Prêmio Aniceto
Matti, acrescenta Miguel.
Tão importante como a oferta de atrações, também é
o aprimoramento dos canais de divulgação. As ações de incentivo à cultura por
parte da Semuc incluem a divulgação massiva das atividades por meio das mídias
sociais Facebook e Instagram . Em
agosto, um guia cultural mensal passou a ser distribuído em diversos espaços
públicos para facilitar o acesso da comunidade à programação.
Variedade
Tem cultura para todos os gostos e todas as idades,
em bairros, centro e distritos. O secretário de Cultural enfatiza a oferta de
atrações por meio dos ′Convites à Cultura′, com apresentações de teatro, música,
cinema, artes visuais e o edital recém-retomado do ′Convite à Literatura′.
Visitas guiadas pelos patrimônios históricos também tiveram destaque nos
últimos meses, com o ′City Tours′ pelas
capelas históricas de Maringá e atividades internas da Gerência de Patrimônio
Histórico.
"A Semuc também é organizadora de eventos
artísticos e culturais do município, como os desfiles, carnaval, Festa
Literária Internacional de Maringá (Flim), coordenação geral do Natal. Tudo
isto tem impacto significativo", cita Miguel Fernando.
A expectativa de público para o terceiro
quadrimestre (setembro a dezembro) é ainda maior, com a realização da Festa
Literária Internacional de Maringá (Flim), entre os dias 21 e 25 de novembro.
Foto\Fonte:
Ass. Com. Maringá.