O empresário maringaense
do ramo de autopeças, Marcos Flausino Dias, um verdadeiro garimpeiro apaixonado
antiguidades, proprietário de um dos maiores acervo de bicicletas do sul do
Brasil, encontra tempo na atribulada agenda para dedicar-se a formação de um
museu bastante diferenciado, alem de carros antigos, bicicletas (maior acervo),
vários utensílios da cidade e zona rural que serão expostos em um local
cuidadosamente projetado para contemplação de raridades que contam um pouco da
história da vida.
O Regional Express teve
o privilegio de ser o primeiro veiculo a visitar o maior museu de bicicletas do
Paraná, hoje em fase final de implantação, são 900m2 de área cuidadosamente
construída, situado no Distrito Industrial de Sarandi, na Rua Gilson Carlos
Mantello, junto ao complexo industrial da FLAUS, e traz com exclusividade uma
entrevista com seu idealizador.
O MUSEU: A visita ao
museu, deixa qualquer pessoa impressionada com a quantidade e variedade dos
exemplares expostos, sejam bicicletas, automóveis, peças variadas que vão de
móveis, ferramentas a aparelhos, máquinas e motores usados no cotidiano na
cidade e zona rural, modelos exclusivos de varias nacionalidades, alguns jamais
imaginaríamos que existissem. As bicicletas, o maior acervo conta com mais de
400 exemplares. Os automóveis antigos também impressionam pela variedade dos
modelos, são carros, camionetes, caminhões, jardineira completamente
restaurados. Já as demais peças expostas nos trazem uma idéia de como era o
cotidiano das pessoas antigamente. Alem de conhecer um pouco da historia. A
visita pode proporcionar momentos inusitados e nostálgicos, como conhecer uma
vitrola que não usa energia elétrica para funcionar, e ainda ouvir um disco de
78rpm do lendário cantor brasileiro Vicente Celestino, realmente é um
privilégio desfrutar de tal visita.
@Regional- A paixão por antiguidades surgiu em que momento de sua vida?
Sr. Flausino- “Acredito que na infância, é aquele desejo comum quando se é pequeno de colecionar coisas, que cresce conforme vai se descobrindo o mundo, assim foi comigo”.
@Regional- O senhor lembra a sua
primeira coleção, de que era formada?
Sr. Flausino-“Sim lembro bem,
como a maioria das pessoas da minha geração o inicio de tudo foi com os álbuns
de figurinhas, havia vários na época como, Irmãos Coragem, Rim TIM TIM e
outros, da saudade só de pensar”.
@Regional- Os carros antigos foi o início deste acervo fabuloso? Qual foi o
primeiro modelo?
Sr. Flausino- “O inicio de tudo
foi com uma DKW- Vemaguete\67, ai foram surgindo outros negócios envolvendo
carros antigos e resultou em tudo isso que você vê, realmente é uma paixão”
@Regional- O acervo de bicicletas
sem duvida impressiona pela quantidade e variedade, alguns raríssimos, pode-se
afirmar que é o maior do sul do Brasil? Qual
sua avaliação sobre isso...
Sr. Flausino- “Não sei se é o
maior do Brasil, mas do Paraná tenho certeza, pois atualmente o acervo conta
com mais de 400 exemplares totalmente restaurados”.
@Regional- Ainda sobre as
bicicletas, o acervo tem exemplares nacionais e importados, qual a
nacionalidade das importadas? O
senhor poderia comentar sobre a peça mais rara (a inglesa)...
Sr. Flausino “Temos no acervo exemplares de todas as nacionalidades, Suecas,
Inglesas, Alemãs, Holandesas e Americanas. A grande maioria do acervo são
verdadeiras relíquias, mas o biciclo Inglês Penny Fathing uma das mais raras data
de 1880, foi o inicio da modernidade na fabricação é totalmente metálica, pois
até então era usado ferro e madeira na fabricação”.
@Regional- No momento o senhor
acabou de construir um prédio anexo a sua empresa em Sarandi, para abrigar um
acervo impressionante de carros antigos, bicicletas e varias outras peças que
inclui carroças, ferramentas, móveis, motores e outros aparelhos, quando surgiu
o projeto da formação desse museu?
Sr. Flausino- “Conforme o acervo crescia, junto crescia a necessidade de um local
adequado para guardar tudo, foi daí que surgiu a idéia do museu aproveitando um
espaço existente ao lado da empresa colocamos a idéia em pratica, assim nasceu
o museu”.
@Regional- Ainda sobre o museu, no
futuro será aberto ao público?
Sr. Flausino- “Acredito que
sim, no futuro abriremos para visitas (agendadas) de escolas e público em
geral”.
@Regional- Dos modelos de carros
expostos, há um que o senhor usa esporadicamente, poderia comentar o assunto?
Sr. Flausino- “Sim, o meu carro reserva é uma DKW Vemagueti\67, modelo que deu origem
a tudo, é o meu xodó”.
@Regional- O senhor além de membro
do clube maringaense do carro antigo participa anualmente da exposição
promovida pela entidade, nesse ano o evento trará alguma novidade, qual a data
de sua realização?
Sr. Flausino- “O encontro anual
do clube sempre acontece na terceira semana de Agosto, com a presença de
colecionadores de todo Paraná, São Paulo e Mato grosso do Sul, sempre trazendo
alguma novidade para o público simpatizante, e esse ano não será diferente”.
A iniciativa da criação
deste museu vem suprir o desejo de inúmeros simpatizantes que até então não
tinham um local magnífico como este para contemplar um acervo de raridades históricas.
Por outro lado, o museu também vem contribuir para o cenário turístico da
região. Resta parabenizar a excelente iniciativa do empresário Marcos Flausino
pela contribuição a sociedade. Parabéns.