O uso excessivo de teclados e
telas sensíveis ao toque, no lugar de escrever à mão, pode prejudicar o
aprendizado das crianças. Esta foi à conclusão de uma pesquisa realizada na
Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos. A neurocientista estudou a
importância da escrita à mão para o desenvolvimento do cérebro infantil. Os
resultados impressionam.
No estudo, as crianças foram
divididas em dois grupos: um foi treinado para copiar letras à mão enquanto
outro usou computadores. O objetivo era testar a capacidade das crianças em
aprender as letras e como elas se conectam.
Os pesquisadores descobriram que
o cérebro responde de modo diferente quando aprende copiando letras à mão de
quando aprende as letras digitando-as no teclado. As crianças que escreveram as
letras mostraram padrões de ativação do cérebro parecidos com os dados de
pessoas alfabetizadas, que conseguem ler e escrever.
Já as crianças que utilizaram o
computador eram capazes de juntar as letras, mas tinham dificuldades para
formar palavras. Conforme explicam os neurocientistas, o cérebro parece ficar
“ligado” e responde diferente às letras quando as crianças aprendem a
escrevê-las à mão, estabelecendo uma ligação entre o processo de aprender a
escrever e o de aprender a ler.
Benefícios
em longo prazo
O estudo também mostra que
desenvolver as habilidades motoras necessárias para escrever à mão pode ter
reflexos positivos em muitas áreas do desenvolvimento cognitivo. "Os dados
do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que facilita a leitura
quando as crianças começam a passar por este processo", esclarece a
neurocientista cognitiva Karin James.
Entretanto, cada vez mais cedo as
escolas buscam introduzir computadores nas salas de aula. James alerta que isso
pode atenuar ainda mais a tendência. Ela defende que nada parece substituir o
aprendizado com a escrita à mão.
Fonte: Ag.
CNM, com informações da BBC Brasil