Jornal metropolitano de Maringá

LAZER

A LASER p�gina Trás Dicas de Pará de laser Seu ritmo Livre los Maringá e Região. São Dicas de lazer de Qualidade Para O ritmo that sobra fazer Horário de Trabalho, and / or não definitiva de semana um par Prática de Atividades prazerosas, de Recreação, Turismo, Esporte e Educação, proporcionando Uma Qualidade de Vida. 





Universo da Geriatria pet - Cães e gatos mais maduros precisam de cuidados redobrados

Assim como os humanos, os pets estão vivendo cada vez mais e melhor. “Á exemplo das pessoas idosas, os bichinhos que estão nessa fase da vida também precisam de cuidados especiais”. É o que garante Lisiane Zanibani – Médica Veterinária especialista em geriatria animal da  


Levando em consideração que a vida média dos cães e gatos é de 12 a 15 anos, pode-se dizer que aos sete anos eles já são idosos e precisam de cuidados diferenciados. Felizmente, com os avanços da medicina veterinária, ficou mais fácil dar qualidade de vida aos nossos pets.
Tanto os cães como os gatos quando atingem a maturidade apresentam alterações comportamentais, como passar maior parte do tempo dormindo ou até mesmo alterar locais usados para necessidades fisiológicas. No caso dos gatos, é comum alguns passam a dormir o dia todo em locais mais escondidos, convivendo menos com as pessoas da casa, e até deixam de ir até a porta para receber o dono na entrada.
De muitas maneiras podemos ajudar nossos animais de estimação a enfrentar a velhice e se adaptar a todas as mudanças, como uso de suplementação, alimentação adequada, atividades aplicadas, entre outras. Isso certamente prolongará a vida de muitos cães.


DIETA:
À medida que os pets envelhecem, diminuem a atividade e conseqüentemente suas necessidades calóricas. Não devemos alimentá-los com as mesmas porções ofertadas de quando eram jovens, já que eles podem ganhar peso e se tornarem obesos. A obesidade tem se mostrado um dos maiores problemas na saúde deles, já que contribuem de modo decisivo com o agravamento de patologias.
Além de alterar a quantidade, o animal deve receber ração de boa qualidade e direcionada ao seu velhinho. No mercado atual, diversas marcas investem em rações direcionadas, visto que no caso de cães idosos, por exemplo, precisa de proteína de qualidade, maior teor de fibras e gordura reduzida. Mas tudo isso depende do animal de acordo com a orientação de um Médico Veterinário.
Outro problema encontrado pelos proprietários é o tártaro, que é o acúmulo de placas com bactérias oportunistas produzindo toxinas que levam a gengivite e conseqüentemente a dor periodontal. Mesmo com todas as medidas profiláticas, se torna inevitável a presença do problema. Seu único tratamento é a Limpeza do Tártaro em um Médico Veterinário, junto com todas as orientações passadas pelo mesmo para uma qualidade de vida ao animal.


CUDADOS COM A SAÚDE:
Assim como em humanos, junto com a velhice vem a queda na imunidade e a predisposição a diversas doenças. É comum o surgimento de insuficiência renal, patologias hormonais, osteoartrites, neoplasias, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e entre outras.
É comum em animais de grande porte idosos o surgimento de calos principalmente na região dos cotovelos por permanecerem mais tempo deitados. Estes podem ulcerar e infeccionar. Então, não permitir que seu animal fique deitado em local úmido e frio ou sempre direto ao sol, providenciar cama/acolchoados que evitem contato direto com chão duro e áspero.
Não esquecer que os sentidos do animal com a idade começam a falhar como a perda gradativa da audição, afecções visuais como catarata/glaucoma e perda do senso de direção. Com isto, tentar não fazer muitas mudanças na casa ou rotina normal.
O pet deve ser levado periodicamente ao veterinário para a realização de exames preventivos, assim auxiliando em problemas futuros. Vacinas são tão importantes em idosos que em jovens, por serem menos resistentes à doenças.
CONCLUSÃO:
Devemos lembrar que durante a terceira idade, a fragilidade dos pets aumenta. O respeito, carinho e atenção aos problemas do envelhecimento com o auxilio de um Médico Veterinário são fundamentais para encarar com tranqüilidade essa nova fase e aproveitar ao máximo o tempo que ainda tem juntos.
A perda de um companheiro nunca é fácil e difícil aceitar que seu cão não dura para sempre. O máximo a ser feito é proporcionar que os últimos anos de vida deles sejam repletos de amor, carinho, conforto e divertimento.
Em uma decisão muito bem pensada, estudos recentes revelam que a busca por outro cão filhote como companhia auxilia nos últimos anos do idoso e também durante a perda dele, embora jamais o substitua.
Fonte:  Lisiane Zaniboni – Médica Veterinária Especialista em Geriatria de cães e gatos da Animal Store Clinica Veterinária . Fotos: salvapet




Parque do Ingá Ganha Trem Náutico

Foto: Nekus \ JRe

O Parque do Ingá acaba de Ganhar Mais Atração UMA, E o trem náutico. Com capacidade de para 11 Passageiros, um Confortável Embarcação Faz Um passeio AO Redor do Lago à Baixa Velocidade parágrafo Que OS Ocupantes possam apreciar O melhor da reservam de hum Angulo deferente.
Com Ingressos a R $ 6 POR Pessoa, o trem Náutico agradou a todos that visitaram o parque Neste final de de semana, como Otras atrações Como OS Novos pedalinhos los Formato de cisne e caravela that entraram los FUNCIONAMENTO HÁ Mais de hum Mês also this Fazendo um Alegria dos Visitantes.
Segundo Fontes ligadas AO parque EM BREVE estara à disposição dos Visitantes Uma Central de Atendimento e novo portal de Acesso a reserva Medidas Que Tem POR Objetivo incentivar OS munícipes e Turistas e desfrutar do Parque that E hum dos principais Diferenciais da Cidade de Maringá. 




2º - EXPOPAIÇANDU de 20 a 23 de novembro


Abertura dia 20/11 - Entrada 1 kg de Alimento
21/11 - Entrada Franca
22/11 - Entrada Franca
23/11 - Entrada 1 kg de Alimento
RODEIO de 21 a 23/11 - Entrada Franca


A Importância do Lazer e da Recreação.

Foto: Nekus \ JRe

lazer  E UMA forma de Socialização e de Inclusão social Que PODE Ser Definido Como hum Execuções de Atividades Que Tem Como Objetivo distrair, descansar, relaxar e exercer alguma forma de Recreação. Segundo Especialista na área, o Lazer e caracterizado Como: Atividades que Uma pessoa pratica o in Seu ritmo Livre e que LHE proporciona Prazer e exerce grande importancia Para O Bem-Estar Físico, social e emocional de Toda Pessoa e Muito necessário Paragrafo Manutenção e Promoção da Saúde.
O lazer eA Recreação São Muito IMPORTANTES nenhuma Combate ao estresse mental, Físico e Psicológico. Uma Pessoa Que Localidade: Não possui momentos de descontração PODE se tornar e anti-social Ficar Mais susceptível de Problemas Como Ansiedade e Depressão. 
Muitas PESSOAS acreditam Que o lazer e contrario AO Trabalho. Dizem, AINDA, que Lazer e Prioridade de Quem PODE POR ELE Pagar. Porem. Lazer e Recreação de: Não se caracterizam apenas Pelas condições de Consumo. Atividades de Como Uma reuniao em Família e Amigos com, Aniversários, Passeios e Atividades Similares, São Uma forma de lazer e Localidade: Não estao necessariamente condicionadas AO DINHEIRO. O Trabalho EO lazer devem Fazer Parte da vida de individuo TODO, Sendo recomendado o Equilíbrio Entre Ambos.
BENEFÍCIOS DO LAZER E Recreação PARA A SAÚDE
- O lazer Promove e estimulação dos Centros cerebrais de Recompensa Associados AO Prazer. A ativação Desses Centros lev à Libertação de neurotransmissores Como a dopamina, seretonina, endorfina, TODAS ESTAS Associadas à sensação de Prazer. Muitas Modalidades de lazer TEM Sido recomendadas POR Especialistas Paragrafo o Tratamento de Doenças Diversas.
Formas de lazer com Música, teatro e pintura TEM Sido Uma Ferramenta utilizada Pelos Especialistas de: Não Tratamento de Diversas enfermidades com Excelentes Resultados na Recuperação de pacientes de derrames cerebrais, pacientes de UTIs e ATE MESMO SEM Tratamento de Crianças que apresentam psiquiátricos Problemas. De Além destes Benefícios, o lazer Atua Como Importante Ferramenta na Promoção da Saúde, recentes Segundo Pesquisas, 75% da População sofre de estresse a Cada Duas Semanas. Portanto, um DEVE ter Pessoa ATIVIDADES DE lazer Pelo Menos Uma Vez POR Semana, Paragrafo ter OS Benefícios de Uma Saúde fisica e emocional de Qualidade.

-BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS COM O LAZER:
  - Aumento da Qualidade EO entusiasmo pela Vida;
 - Fortalecimento do Sistema imunológico, POIs PESSOAS Ativas possuem Menos chances De desenvolver Doenças, dispensando muitas Vezes o Uso de Medicamentos;
 - Redução da obesidade
 - Aumento na Expectativa de vida e aumenta a auto-Estima;
 - Redução dos Riscos de Doenças Como desenvolver Uma Depressão;
 - Reduz o nivel de estresse;
 - Desenvolve a Criatividade, JA Que o estresse diminui a capacidade Criativa das Pessoas. Como ATIVIDADES DE lazer, POR SUA capacidade Relaxante, proporcionam Maior Inspiração. As Melhores Idéias São obtidas lhes momentos de lazer.
Atividades Físicas e Lazer
Atividade Física e Lazer de: Não E a MESMA Coisa, na Verdade, Toda Pessoa Que pratica Uma Atividade Física ESTA lazer Tendo, porem, NEM TODO Lazer e Atividade Física. Que Faz a Opção de ter Atividade Física Como lazer ESTA contribuindo com a Própria Saúde Tanto a emocional Nível Físico Como.
Atraves da Atividade Física o individuo freqüenta Lugares Como academia de e Praças, Participa de eventos Esportivos e Sociais, Enfim. EXISTE Muita Integração Social. Uma simples Caminha no Parque, um Passeio de bicicleta OU Uma pratica de Algum Esporte contribui com o Convívio Social, elem de contribuir com a Saúde eA longevidade de Uma Pessoa.
Fonte: Revistasaúde.com - senado. gov.br