Jornal metropolitano de Maringá

20150507

Jogos Escolares do Paraná reúnem mais de 80 mil estudantes

Mais de 80 mil estudantes, do ensino fundamental e médio, participarão da fase regional dos 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), que começa nesta sexta-feira (8). Considerada a maior competição estudantil da América Latina, os JEPs acontecem em 30 municípios do Estado e são realizados em parceria pelas secretarias estaduais da Educação e do Esporte e do Turismo. 

Parceiros: -FLAUS ANTIGUIDADES - i 9 INFORMÁTICA - RODOTOP  - CANOVA PRO - CABELO.COM - CLINICA SANTÉ - JOLAI PRO - ANIMAL STORE
Dividida em duas etapas, a disputa regional recebe as equipes e atletas individuais mais bem classificados nos jogos escolares municipais. A primeira fase regional começa nesta sexta-feira e segue até a próxima quinta-feira (14), em 13 cidades, de acordo com os Núcleos Regionais de Educação. A segunda etapa, em outros 16 municípios, será realizada entre 22 e 28 de maio. Curitiba, que concentra o maior número de escolas, realiza uma etapa exclusiva, entre 18 e 24 de maio (confira a lista completa de municípios no final da matéria). 

Na regional, os alunos disputam atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. 

FUTSAL - Este ano, a pedido da comunidade escolar, também foi realizada uma etapa preliminar da categoria futsal em Curitiba, para permitir que as equipes pudessem disputar mais de um jogo, diferentemente dos anos anteriores, no sistema de eliminatórias simples. “Assim nossos alunos têm mais chances de participar da competição”, comentou a professora de educação física Marilene Ferraz. 

A coordenadora dos Jogos Escolares, Márcia Tomadon, explicou que essa era uma antiga reivindicação de alunos e professores. “Agora as equipes podem aproveitar mais os jogos. O futsal, especificamente dessa regional, reúne muitas equipes, por isso a novidade”, ressaltou. 

FINAL - Após as duas regionais e a etapa de Curitiba, serão realizadas as macrorregionais, que são compostas pelas equipes classificadas em primeiro lugar nas modalidades coletivas, por classe e sexo. Nas modalidades individuais terão garantidas suas presenças nas macros os dois primeiros colocados por prova, classe e sexo. 

Na final, são disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez. 

Para o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, a importância dos JEPs vai além da competição. “Os jogos ajudam na formação cidadã. Esporte também é saúde, educação e segurança e promove o companheirismo, a disciplina e o respeito aos adversários. São valores que os jovens levam para toda a vida”, afirmou. 

Confira os municípios que abrigarão os jogos e os respectivos Núcleos Regionais de Educação 
Fonte: ANPr – Foto: Divulgação