Jornal metropolitano de Maringá

20150507

IAP vai transformar uma tonelada de pinhão em mudas de araucária

A época de pinhão na mesa dos paranaenses é para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o período de coletar as sementes da araucária e de preparar as mudas que ajudarão a garantir o futuro da espécie. 


Este ano, mais de uma tonelada de pinhão vai virar 110 mil araucárias, uma das mais de 80 espécies de mudas nativas produzidas em viveiros pelo Governo que são distribuídas gratuitamente à população. 

Parte dos pinhões que viram mudas nas mãos dos viveiristas do IAP vem da coleta própria, e o restante é adquirido de produtores. São colhidos apenas pinhões de pinhas com características de maturação, quando começa a ocorrer naturalmente a liberação da semente. 

As regiões fornecedoras de sementes para essa produção são: Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel e União da Vitória. Nestas mesmas partes do estado estão 10 dos 20 viveiros do IAP onde se produz e são entregues as mudas de araucária para a população. 

“Como estratégia de conservação da diversidade biológica, cada viveiro tem como foco a produção de espécies de suas regiões. A araucária tem suas áreas de ocorrência natural, e são nelas que devem ser plantadas”, explica a bióloga Maria Cecília de Oliveira Bastos, coordenadora dos viveiros do IAP. 
Para virar muda de qualidade, após coleta do pinhão, as sementes são enviadas para o laboratório para serem beneficiadas, analisadas a pureza e germinação. Só depois são distribuídas para produção nos viveiros. 

PRODUÇÃO - Nos viveiros os pinhões são colocados em substrato com adubação em tubetes. Da germinação até pouco antes de ficar pronta para o plantio, a produção das araucárias é feita dentro de estufa, e aos poucos elas vão sendo adaptadas para irem para o campo. 

As mudas são distribuídas gratuitamente junto com outras espécies e instruções de plantio e de cuidados. 

SAIBA COMO ADQUIRIR MUDAS NATIVAS DOS VIVEIROS DO IAP - 

Mudas de espécies florestais nativas para recuperação das áreas degradadas e alteradas, áreas de preservação permanente, reserva legal, unidades de conservação e outras. 

QUEM PODE RECEBER MUDA? 

Qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades. 

COMO FAZER? 

Basta entrar no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas”, ou diretamente no site www.sga.pr.gov.br e fazer o cadastramento. 

Após preencher e enviar os dados, os requerimentos passam pela analise do IAP, e após aprovado o pedido o requerente receberá um e-mail informando o viveiro que irá atendê-lo. 

O solicitante deve imprimir duas guias do requerimento e levar até o viveiro para retirar as mudas e, claro, plantar. 
Fonte: ANPr – Foto: Mauro Scharnik / IAP