Jornal metropolitano de Maringá

20141226

Faça um teste online de direção defensiva antes de pegar a estrada

Faça um teste online de direção defensiva antes de pegar a estrada

Nas estradas, os motoristas precisam estar atentos e preparados para evitar acidentes. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) sugere aos condutores um teste de conhecimentos de direção defensiva online antes de pegar a estrada e apresenta seis dicas importantes para evitar acidentes. 

“Refazer os testes de direção, depois de um bom tempo de experiência no trânsito, é uma forma de renovar conhecimentos e perceber em quais pontos é possível melhorar”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Além disso, é necessário praticar direção defensiva sempre, tanto nas rodovias como nas vias urbanas.” 

No site www.detran.pr.gov.br , na aba “motorista”, tópico “1ª habilitação”, é possível fazer o simulado da prova teórica de direção. São 30 questões por prova, em que são testados conhecimentos em direção defensiva, sinalização, primeiros socorros, infrações e penalidades.

Além de testar os conhecimentos, existem outras atitudes importantes para evitar acidentes, como revisar o veículo antes de viajar, respeitar a sinalização e os limites de velocidade. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran elaborou seis orientações para uma viagem com segurança: 

1 - Cuidado ao ultrapassar e ao ser ultrapassado. Além de observar se a via permite a manobra, tenha a certeza de que o veículo da frente e também o de trás já não estão iniciando uma ultrapassagem. Ultrapasse somente um veículo de cada vez, assim você fica um tempo mínimo na via contrária. 

2 - Use corretamente o sinal de luz. No período noturno, em vias de mão dupla, não ofusque a visão dos outros motoristas. Caso eles estejam fazendo isso, dê um sinal rápido com o farol, indicando você está sendo ofuscado.

3 - Mantenha a distância. Grandes filas de veículos são muito perigosas, principalmente quando os carros estão colados. Qualquer freada mais brusca pode iniciar colisões sucessivas. Quanto maior a velocidade do tráfego, maior deve ser a distância entre os carros. Se a pista estiver molhada, aumente a distância segura. 

4 - Use a sinalização de advertência. Sempre utilize o triângulo de segurança e o pisca-alerta quando precisar parar temporariamente o veículo na pista de rolamento. 

5 - Em condição adversa de tempo. Sob neblina, reduza a velocidade e use a luz baixa do farol.

6 – Sempre. Circule com os faróis acesos mesmo durante o dia, principalmente em rodovias. Desta forma, você será visto mais rápido e por mais tempo. Essa é uma das regras mais importantes no trânsito: ver e ser visto.

Os cuidados com o veículo são fundamentais para diminuir o risco de acidentes, mas não são suficientes. A atenção na condução do veículo e a obediência às leis de trânsito contribuem significativamente para que todos tenham uma viagem tranquila. 

Fonte: ANPr